TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE EMERGÊNCIA

Trabalho Universitário: PLANO DE EMERGÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  4.438 Palavras (18 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 18

PLANO DE RESPOSTA À EMERGÊNCIA - PRE

Elaborado por: Verificado por: Aprovado por:

Técnico de Segurnça Coordenação QSMS Preposto

Revisão Descrição da Modificação Data

00 Emissão Inicial. 20/08/2013

1. OBJETIVO

Este plano tem por objetivo estabelecer uma sistemática organizada de como proceder em situação de emergências que possam ocorrer na obra de Manutenção Rural, possibilitando um trabalho seguro, dando ênfase na qualidade de vida e meio ambiente de trabalho.

2. APLICAÇÃO

Este plano de atendimento á emergências se aplica ao serviço de manutenção rural nas Áreas de Interesse do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

3. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA

ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental

OHSAS 18001 - Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Anexo Contratual V – Diretriz Contratual Básica de SMS

4. CONCEITUAÇÃO

APR: Analise Preliminar de Risco.

EOR: Estrutura Organizacional de Resposta.

RNC: Relatório de não conformidade;

SMS: Segurança, Meio Ambiente e Saúde;

INSTALAÇÕES DO CANTEIRO DE OBRAS

O canteiro de obras do contrato de demolição esta localizada dentro do COMPERJ e dispõe das seguintes instalações:

Contêineres: Disponibilização de 6 unidades para mobilização do canteiro administrativo da TENASA, sendo dimensionadas da seguinte forma:

1. Container para o setor de engenharia equipado com banheiro, vaso sanitário, pia, mobiliado com mesas, cadeiras, arquivo, computadores, ar condicionado.

1. Container para o setor administrativo equipado com banheiro, vaso sanitário, pia; mobiliado com mesas, cadeiras, arquivo, computadores, ar condicionado.

1. Container para o setor de QSMS vaso sanitário, pia, mobiliado com mesas, cadeiras, arquivo, computadores, ar condicionado.

1. Container para vestiário equipado com 3 chuveiro, 4 vasos sanitários, 1 calha mictório, 1 calha lavatório. Vestiário equipado com armários de aço.

1. Container para o Almoxarifado.

1. Container para refeitório, equipado com mesas, cadeiras, ar condicionado e bebedouro.

DEFINICÕES:

Acidente do Trabalho: É todo evento não programado, estranho ao andamento normal do trabalho, do qual possa resultar danos físicos e/ou funcionais, ou morte do trabalhador e/ou danos materiais ou econômicos à empresa.

Alarme de Emergência: é o sinal sonoro utilizado pela COMPERJ para comunicar: o início de um estado de emergência; a finalização de um estado de emergência; a necessidade de abandono/evacuação de área, nas áreas das unidades operacionais.

Animal Peçonhento: animais que possuem mecanismo especializado de inoculação de veneno, como escorpião, aranha e cobra;

Áreas Classificadas: Áreas Operacionais e/ou Periféricas com risco de incêndio e explosão.

Aspecto Ambiental: elemento das atividades ou produtos ou serviços do Sistema Petrobrás que pode interagir com o meio ambiente;

Emergência Ambiental: situação decorrente de acidentes ou incidentes de qualquer natureza, com potencial capaz de provocar contaminação de solo, do ar e das águas e/ou comprometimento do tratamento dos efluentes líquidos da TENASA;

Emergência Externa: emergência ocorrida fora da área do empreendimento em obra e/ou envolvendo instalações e equipamentos do cliente, mas com repercussão no sistema de gestão da TENASA;

Emergência Interna: emergência ocorrida na área do empreendimento em obra;

Emergência de Grande Porte: é a emergência que põe em risco a segurança de pessoas, instalações e o meio ambiente, atingindo grandes áreas industriais e comprometendo a continuidade operacional, necessitando para seu controle a intervenção do cliente através do Plano de Contingência Local (COMPERJ) e/ou auxilio externo;

Emergência de Médio Porte: é a emergência cujo controle demanda a utilização de recursos, humanos e materiais, não disponíveis no local e que exige o atendimento por parte do cliente (ENGENHARIA; COMPERJ). Pode implicar em prejuízos humanos, materiais e/ou ambientais, com risco de comprometimento da continuidade operacional da área atingida;

Emergência de Pequeno Porte: é a emergência que, se imediatamente combatida e controlada pela TENASA, com os recursos humanos e materiais disponíveis no local de sua ocorrência, não põe em risco a segurança de pessoas, instalações ou do meio ambiente;

Equipe de Campo: grupo de colaboradores compostos por ajudantes, Operadores de Máquinas, Motoristas e suas lideranças;

Estado de Emergência: situação decorrente de acidentes ou incidentes de qualquer natureza, com potencial capaz de provocar danos às pessoas, instalações, equipamentos e/ou ao meio ambiente, podendo até requerer para seu controle, mitigação e/ou eliminação, a interrupção obrigatória e imediata das rotinas normais de trabalho, podendo ser de pequeno, médio ou grande porte.

Impacto Ambiental: qualquer modificação adversa ou benéfica do meio ambiente que resulte das atividades, produtos ou serviços da TENASA.

Incidente: acontecimento casual ou não com potencial para resultar num acidente;

Líder de Abandono: são colaboradores arregimentados da estrutura da TENASA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com