TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS – BOUTIQUE

Por:   •  27/6/2016  •  Monografia  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS

Curso Técnico em Administração

Bruna Leal

Carolay Franchescini

William Benitez

Maria Eduarda

PLANO DE NEGÓCIOS – BOUTIQUE

Florianópolis

2013


Bruna Leal

Carolay Franchescini

William Benitez

Maria Eduarda

PLANO DE NEGÓCIOS – BOUTIQUE

Plano de Negócios elaborado como atividade avaliativa final do componente curricular Elaboração de Proposta de Melhoria do Processo Administrativo (EPMPA) do curso Técnico em Administração, elaborado sob coordenação do orientador Silvio Romero Camara Fagundes e submetido à avaliação em dezembro de 2013.

Florianópolis

2013


RESUMO

Este trabalho pretende demonstrar a construção do conhecimento com relação ao plano de negócio. Consiste em avaliar a evolução dos alunos quanto às competências, conhecimento, habilidades e valores desenvolvidos, com análise crítica, pra então concluir se estão adequados aos objetivos da atividade baseando-se no conteúdo desenvolvido.


ABSTRACT

This work aims to demonstrate the construction of knowledge regarding the business plan. Is to assess the progress of students as to the skills, knowledge, skills and values ​​developed with critical analysis, to then conclude that they are appropriate to the objectives of the activity based on the content developed.


Introdução         

Este trabalho tem como proposta elaborar um plano de negócios, usando o ensino por competência como base. O ensino técnico vem sendo uma necessidade, pois a cada momento que passa o mercado de trabalho fica mais exigente e isto está fazendo com que as pessoas estejam cada vez mais preparadas para essas mudanças que ocorrem diariamente.
           A qualificação profissional surge dessa forma como uma ferramenta fundamental para as pessoas que almejam conquistar sucesso em sua carreira profissional. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda, de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento.
          A apresentação do trabalho compreende a competência pra desenvolver um plano de negócios, pois de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 31% das companhias encerram suas atividades no primeiro ano de funcionamento, chegando a 60% até o quinto ano.


Justificativa

Com a administração temos a noção e compreensão dos processos de uma empresa desenvolvendo a capacidade de criar estratégias lógicas, visando a aplicabilidade e viabilidade em criação ou manutenção em um plano de negócios das empresas.

“Sabedoria é a capacidade de prever as conseqüências, a longo prazo, de ações atuais. É a disposição de sacrificar ganhos a curto prazo em favor de benefícios a longo prazo. É a habilidade de controlar o que é controlável e de não se afligir com o que não é.” - (Ackoff, 1979)


O que é um plano de negócios?

Plano de Negócios é um documento que serve de planejamento. Estrutura as principais idéias e objetivos que se deseja atingir para um negócio. Define os passos necessários para que os objetivos sejam alcançados e diminui os riscos e incertezas.
          Com isto o empreendedor poderá analisar o mercado, comparar os negócios já existentes, quais produtos serão oferecidos, quais os gastos e investimentos que deverão ser feitos a curto, médio e longo prazo, qual a expectativa de retorno do investimento e outras, variáveis envolvidas em um empreendimento.

 “É um documento que contém a característica do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros " (Salim; Cesar Simões, 2005 , Pagina 3)

Organizado em 7 blocos:

  • Estudo de Negócio;
  • Plano Estratégico;
  • Sumário Executivo;
  • Análise de Mercado;
  •  Plano de Marketing;
  • Plano Operacional;
  • Plano Financeiro.

Conceito Histórico

No mundo Estima-se que os pães tenham surgido aproximadamente em 8.000 a.C, período compatível com o cultivo do trigo na Mesopotâmia (atual  Iraque). Cinco mil anos depois, os egípcios passaram a utilizar o fermento e os fornos de barro, a proporcionar leveza e maciez ao produto. No ano de 250 a.C, as trocas comerciais favoreceram a chegada do pão na Europa, na mesma época em que nasceram as primeiras padarias como estabelecimentos comerciais na Grécia.
          O produto transformou-se num dos principais alimentos da Roma Antiga (século II), com o desenvolvimento da indústria de padarias públicas, o hábito de consumir pães se estendeu por grande parte da Europa. Com a queda do Império Romano, na Idade Média, o pão perdeu prestígio, as padarias públicas se extinguiram e a produção de pães voltou a ser caseira. As atividades foram retomadas no século XII.

No Brasil O hábito do consumo de pão só chegou ao Brasil no século XIX, através de colonizadores portugueses e outros imigrantes, que fabricavam caseiramente o pão e o vendiam pelas ruas. Entretanto, a expansão da panificação brasileira só ocorreu no início do século XX, período no qual a padaria ganhou status de negócio.


Tendências

Mulheres ganham espaço no mercado

No Brasil, no ano de 2020 existirão 64,611 milhões de mulheres, segundo dados do Ibge. Cada cez mais elas assusem os controles dos lares e hoje já representam 31% dos domicílios do país. Em 1991 eram 18%. Entender o que elas querem devem ser prioridade dentro das empresas. Um exemplo claro da participação das mulheres na população economicamente ativa seria que há dez anos, apenas 5% dos imóveis de 2 e 3 dormitórios estavam no nome delas, atualmente já são 38%. Assim surgindo as oportunidades e tendências como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com