TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA

Casos: PLANO DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL

CRISTIANO NÉO CONCEIÇÃO DA SILVEIRA

DAIANA GONÇALVES GARCIA

JOSÉ LUIS CARDOSO DA SILVA

PLANO DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA

Canoas

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. REFERENCIAL TEÓRICO 5

2.1 Licenciamento Ambiental 5

2.2 Localização 7

3. PLANO DE TRABALHO 12

3.1 Impactos Ambientais 12

3.1.1 Impacto Ambiental para o meio físico 12

3.1.2 Impacto ambiental para o meio social 13

3.1.3 Impacto ambiental para o meio econômico 14

4. CRONOGRAMA 15

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Localização 3

Figura 2. Vista aérea da área de estudo 9

Figura 3. Vista da área sudeste 9

Figura 4. Vista da área sudoeste 10

Figura 5. Vista da área Noroeste 10

Figura 6. Vista da área nordeste 10

Figura 7. Croqui de localização 11

Figura 8. Planta baixa - futuro instalações 11

1. INTRODUÇÃO

O empreendimento escolhido para elaboração do plano para o desenvolvimento de um diagnóstico ambiental trata-se de uma indústria de produção de equipamentos agrícolas manufaturados em aço a ser instalado no Município de Canoas – RS, localizado na Rua 11 de Julho, número 30 com acesso pela BR-116 no sentido Capital – Interior e Interior – Capital com acesso pela Avenida Guilherme Shell, conforme figura 1.

Figura 1. Localização

As últimas décadas têm mostrado uma crescente preocupação por parte de todos os países com relação à preservação ambiental, de forma a influenciar as indústrias a buscarem soluções adequadas para que possam produzir bens de consumo sem que haja geração de impactos na natureza ou que, pelo menos, estes possam ser minimizados dentro de um determinado padrão e com a utilização de tecnologias limpas (OURA & SOUZA, 2007).

Neste capítulo vamos apresentar os objetivos gerais e específicos que serão abordados pelos pesquisadores no presente diagnóstico:

Objetivo geral

Propor um plano de trabalho para elaboração de um diagnóstico ambiental para a empresa Projeto Metalurgia Ltda.

Objetivos específicos

• Desenvolver um diagnóstico ambiental para licenciamento do empreendimento dentro da legislação vigente,

• Orientar medidas para melhoria de controle ambiental com base no estudo dos impactos ambientais.

Justificativa

O presente trabalho será justificado com base em três termos gerais: importância, oportunidade e viabilidade:

Quanto à importância

É importante, pois as empresas de uma forma geral estão sendo impostas pelo mercado a estarem adequadas à legislação ambiental, sendo este um fator de competitividade.

Quanto à oportunidade

Fez-se oportuno porque a empresa necessita ser licenciada para começar a construção de suas instalações, através da licença prévia.

Quanto à viabilidade

Este estudo se torna viável pela facilidade de acesso às informações, aliado ao conhecimento acadêmico adquirido ao longo do curso. Ainda se faz viável pelo interesse da empresa em instalar-se na localidade.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo abordar-se-ão os aspectos legais que embasam o plano, ou seja, a legislação pertinente ao desenvolvimento da atividade escolhida.

2.1 Licenciamento Ambiental

A Resolução CONAMA de 19 de dezembro de 1997 (BRASIL, 1997) definiu, em seu art. 1º, I, licenciamento ambiental como o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

A mesma resolução definiu licença ambiental como ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades.

Ainda, o licenciamento ambiental, conforme os dispositivos legais é dividido em três fases: a) licença prévia (LP); b) licença de instalação (LI); e c) licença de operação (LO). Durante o decorrer do processo de licenciamento há a elaboração do estudo prévio de impacto ambiental (EPIA) e do seu respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA). Assim dispõe o art. 19 do Decreto 99.274, de 06/06/1990, regulamenta a Lei n 6938/1981, nos traz que o poder público poderá conceder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com