TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Desenvolvimento A Pessoa

Trabalho Universitário: Plano De Desenvolvimento A Pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 12

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Márcia M. Espinheira (MBA Administração de Empresas) mme.comex@gmail.com

Marcus D. Calheiros (MBA Administração de Empresas) marcuscalheiros@hotmail.com

RESUMO

Este artigo é apresentado como produção do conhecimento, complementando as atividades desenvolvidas nas disciplinas Estratégia e Competitividade e Desenvolvimento Gerencial, tendo como objetivo contribuir com reflexões a respeito das competências pessoais e interpessoais de cada participante e o impacto que delas no exercício profissional.

Palavras-chave: desenvolvimento individual, competitividade no mercado globalizado, trabalho em equipe.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL SOB O ENFOQUE DO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE

Este trabalho consta da apresentação da Produção do Conhecimento para o Curso de MBA em Administração de Empresas da Faculdade Internacional de Curitiba alinhado com as disciplinas Estratégia e Competitividade e Desenvolvimento Gerencial.

A primeira etapa refere-se à Análise da Carreira, Auto-avaliação, Análise da personalidade e Plano de Ação de cada aluno. Após os dados pessoais elaborados, prosseguimos com reflexões sobre as competências preestabelecidas, avaliando, de acordo com o conhecimento obtido em aula, como elas são necessárias para a atuação no mercado altamente competitivo, demonstrando a influência dos estilos de liderança e a importância dos trabalhos em equipe e da comunicação para a competitividade e resultados gerenciais.

Finalizamos com uma Conclusão, onde se sobrepõe a opinião dos participantes frente às propostas que se propõe o plano.

1- ANÁLISE DE CARREIRA – MARCUS CALHEIROS

Durante o período de abril de 2006 a abril de 2007, estive contratado como representante comercial por uma empresa distribuidora de cosméticos voltada a atender os profissionais de salões de beleza do Estado de Alagoas.

Tendo como prioridade a conclusão do curso de graduação que hora estava a realizar, no mês de Maio de 2007 solicitei minha demissão, que por vez foi acatada pela diretoria da empresa.

Em Julho de 2007, após a etapa acadêmica realizada, retomei minha atividade profissional, desta vez como representante comercial autônomo ação que me rendeu largos problemas financeiros, devido à falta de capital giro para tal atividade. Foi ai então que comecei a enfrentar o meu pior momento profissional, chegando após um ano encerrar os trabalhos como representante comercial autônomo e aceitando o convite de uma das maiores distribuidoras do nordeste para voltar a atuar como representante comercial, desta vez, representando uma nova marca em todo território alagoano.

Ser um executivo renomado de uma grande empresa é o meu objetivo profissional, acredito estar no caminho certo, através dos estudos e aliado a experiência colhida no cotidiano, em breve certamente estarei ocupando o lugar que por mérito conquistarei.

O desempenho como representante comercial me leva a exercitar diversos aprendizados da carreira administrativa, sem duvida uma motivação para enfrentar todos os obstáculos do trabalho.

A convicção profissional tem sido uma aliada do dia-a-dia, procuro direcionar todo meu conhecimento como força de trabalho em minha empresa.

A capacidade de reação que trago comigo tem sido minha identidade profissional, uma marca responsável pela ascendência que desenvolvo no atual emprego.

Dedico-me aos estudos como um alicerce da profissão e suporte para realização de meus ideais, uma família estruturada moral e financeiramente é meu maior projeto pessoal.

Acredito que pela lealdade e honestidade que procuro pautar minha vida, pude conquistar vários amigos e são com esses que conto e contarei sempre que precisar.

AUTOAVALIAÇÃO

O gerenciamento de equipes é uma responsabilidade que me desperta o interesse como carreira no ramo da administração. A persuasão, comunicação, o bom relacionamento interpessoal e a capacidade de promover a motivação no grupo que trabalho, são características que considero desempenhar de forma natural e relevante.

Atualmente na empresa que trabalho não tenho insatisfação na função que ocupo, porém o limite que ela me reserva impossibilita um maior desempenho e consequentemente uma maior evolução profissional, tomando como base o que considero como competências pessoais acredito que o cargo de gerente comercial da empresa me permitiria potencializar este setor, visto o conhecimento acadêmico e a experiência de campo que possuo.

O curso de MBA em Administração de Empresas tem sido uma porta larga para o alcance do sucesso que almejo, no entanto miro a futura possibilidade de elevar meus conhecimentos em línguas estrangeiras.

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

Liderança Intolerância

Comunicação Equilíbrio entre razão e emoção

Atitude Coletiva Modelo Mental

Determinação Língua estrangeira

Enquadro-me no estilo integrador, procuro respeitar o indivíduo, conciliando ao máximo os objetivos da organização aos interesses do mesmo, sempre incentivo o exercício das diferentes opiniões, envolvendo as pessoas e criando um ambiente favorável para o convívio em grupo, no entanto necessito melhorar meu grau de tolerância com determinadas situações de conflitos, o que me levará ao melhor relacionamento com as pessoas.

Faço do trabalho a oportunidade de crescimento espiritual e pessoal, assim como financeiro, visando atingir um estágio de evolução continua.

QUEM SOU EU

Um jovem de 38 anos, paulistano, pai de duas filhas, casado e pautado pela responsabilidade que me acompanha desde o tempo de criança. A determinação pelos meus objetivos sempre foi um marco em minha vida.

Desde a juventude sempre chamei atenção dos meus amigos e familiares pela capacidade espontânea de liderança desempenhada no meio que me relacionava.

O poder de comunicação me promoveu um leque enorme de amizades e a facilidade de penetração nos meios mais influentes e seletos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com