TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Desenvolvimento Nacional

Seminário: Plano de Desenvolvimento Nacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

A presidência de Kubitschek foi marcado por um momento de otimismo político. Ele lançou o "Plano de Desenvolvimento Nacional", também conhecido como o "Plano de Metas (plano de metas)", famoso pelo lema: "Cinquenta anos de progresso em cinco".

O plano tinha 31 metas distribuídas em seis grandes grupos: energia, transportes, alimentação, indústrias de base, educação ea meta principal, a construção de Brasília . Este plano procurou estimular a diversificação e expansão da economia brasileira , baseado na expansão industrial e integração do território nacional.

Seu governo foi marcado por um momento de estabilidade política e manutenção do regime democrático. Kubitschek usou sua excepcional habilidade política para conciliar a sociedade brasileira. Ele conseguiu reconstruir a estrutura do governo, como ele transferiu a capital do Rio de Janeiro para sua nova localização em Brasília .

Ele evitou qualquer confronto direto com seus adversários políticos, como a UDN , o principal partido de oposição do governo Kubitschek. Ele também deu a anistia política para os homens que participaram das revoltas militares Jacareanga e Aragarças.

Embora seu principal projeto era desenvolver a indústria nacional, foi com o "plano de Metas", lançado em 1956, que houve uma maior abertura da economia nacional para o capital estrangeiro.Ele isentos de impostos todas as importações de máquinas e equipamentos industriais, bem como para o capital estrangeiro. No entanto, a isenção foi feito apenas se o capital estrangeiro foi associado ao capital nacional ("capital associado"). Para ampliar o mercado interno, ele desenvolveu uma política de crédito generosa.

Ele promoveu a implantação da indústria automobilística, com a vinda das indústrias automobilísticas no Brasil, promoveu a indústria naval e da indústria pesada e da construção de usinas hidrelétricas. Com exceção das empresas hidrelétricas, Juscelino praticamente não criou empresas estatais. Ele também tinha uma agenda muito progressista na frente da educação, mas que nunca foi realizado.

Kubitschek também se importava muito para a construção das grandes rodovias transregionais. Ele foi criticado por focar apenas na construção de estradas e deixando de lado o transporte ferroviário. Hoje, esta decisão ainda é controverso. Ainda, a construção de estradas ajudou a integração da região amazônica, em conjunto com a construção de Brasília.

A economia cresceu, mas alguns críticos culparam-lo mais tarde para a inflação e dívida. Na verdade, o desenvolvimento mostrado sob a sua liderança sofreu muito nos anos 70 e 80, exatamente por causa do boom da industrialização. Com uma indústria mais forte e, portanto, mais dependia de recursos energéticos, o Brasil foi um dos países que mais sofreram com a crise do petróleo de 73 e 79. Ter de importar mais de 80% do seu consumo, a quadruplicação do preço do petróleo contribuiu muito para a sua dívida, inflação e competitividade.

Até o final de seu mandato, a dívida externa cresceu de 87 milhões de dólares para 297 milhões de dólares. A inflação desigualdade e riqueza tinham crescido maior, com a ocorrência de greves na zona rural que se expandiu para as áreas urbanas. No entanto, o salário mínimo a partir desse momento ainda é considerado o maior em qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com