TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO EMPRESARIAL E EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa: PLANO EMPRESARIAL E EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.219 Palavras (13 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS .........3

2 SEGUNDO DESAFIO: NEGÓCIOS INTERNACIONAIS.......................................... 5

3 TERCEIRO DESAFIO GESTÃO DE PROJETOS.....................................................6

4 QUARTO DESAFIO : ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL .............................8

5 CONCLUSÃO ...........................................................................................................9

1 PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

1 - Umas das ferramentas para o empreendedor é a inovação, inovar é explorar novas ideias, ou reformular as ideias já existentes, de maneira que o resultado seja Alcançado pelo idealizador.

Sarkar (2008, p. 114) para o termo empreendedorismo, afirma que o termo “inovação” deixa a promessa de abrir todas as portas e abrir novos mercados com a possibilidade de maior eficiência nas empresas e crescimento econômico.

A inovação estratégica favorece não só a empresa, como também toda equipe profissional, dando liberdade a novas ideias na elaboração do novo produto ou serviço, a empresa premia novas ideias e sugestões, como isso o colaborador se sente valorizado e a empresa com vantagens competitivas, motivando toda sua equipe.

A importância do plano de negócios é, quando se planeja há muito mais chances de sucesso, “um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições” (DORNELAS, 2008, p. 79).

Todo empreendedor tem a obrigação de usar essa ferramenta. De acordo com Dornelas (2001), todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas que não são estáticas e permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade ou o bom senso, enfatizando os aspectos que mais interessam ao público-alvo do plano de negócios em questão.

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.

A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produtos se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. É levada em conta na definição de mercado, a Análise da Indústria/Setor, Descrição do Segmento de Mercado, Análise SWOT do produto/serviços, Análise da Concorrência.

A análise da indústria deve apresentar as informações a respeito do tamanho, crescimento e estrutura da indústria/setor em que sua organização está inserida. Começa com a coleta de informação do setor ao qual pertence o produto/serviço. Essa informação é geralmente discriminada em termos dos objetivos e estar relacionada com a estrutura da indústria e do setor em termos estatísticos, práticas de marketing e o composto de marketing. Essa informação pode ser usada para monitorar mudanças no setor e aproveitar as oportunidades decorrentes dessas mudanças em nichos específicos.

O segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade, etc.) e outros fatores que afetam de uma maneira direta o consumo do produto, como localização geográfica por exemplo. O mercado-alvo não é aquele que a pessoa gostaria: é aquele que pode consumir o produto. Geralmente, para segmentar um mercado é necessário ter um conhecimento mais abrangente, não somente qualitativo, mas também quantitativo do mesmo.

Um segmento de mercado é um conjunto de clientes que tem necessidades e desejos em comum. Ao agrupar clientes semelhantes, pode satisfazer suas necessidades específicas de forma mais eficaz. Quanto mais recursos e opções esses clientes demandam, mais razão tem para dividi-los em grupos.

2 - Efetuar uma análise swot do produto ou serviço, avaliar os pontos fortes e fracos dos principais concorrentes em relação ao seu produto ou serviço. Dessa maneira, será mais fácil para tentar tornar os pontos fracos dos concorrentes em oportunidades e melhorar o produto ou serviço de maneira a tentar eliminar as ameaças dos concorrentes e os riscos envolvidos.

A concorrência deve ser avaliada em relação a produtos/serviços e à organização. Avaliar de que maneira o produto ou serviço pode ser comparado ao do concorrente, de que maneira ele está organizado, se ele pode tomar decisões mais rápidas, se ele responde rapidamente a mudanças, Tiver uma equipe gerencial eficiente.

Usar o mix de marketing, os 4P’s, que são ás ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Produto, Preço, Praça, Promoção.

A estratégia de marketing, buscar ás principais estratégias que a organização vai seguir para atingir o objetivo de mercado, Definir como vai segmentar o mercado.

2 SEGUNDO DESAFIO: NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

1 – Os negócios internacionais são necessários, conforme Maia (2004), em virtude dos seguintes fatos:

Divisão internacional do trabalho faz fundamental a necessidade de trocas internacionais de bens e serviços;

As diferenças naturas (solo, clima, reservas minerais, petróleo) afetam as atividades extrativistas e de agropecuária.

Os diferentes estágios de desenvolvimento econômico e tecnológico.

Com isso, os negócios internacionais é a área de estudos das relações comerciais entre pessoas e organizações de diferentes países.

Cavusgil, Knight e Riesenberg (2010) ainda acrescentam que essas atividades não são executadas somente por empresas privadas, mas também por órgãos e instituições públicas ou de fins públicos, como fundações e ONGs, entre outros.

Do século V até o século XV, a Europa passou por um processo de feudalismo e ao final do século XV e inicio do século XVI, os países europeus retornaram o processo de demarcação territorial das monarquias nacionais. Com o crescimento do comercio da época sustentada pela monarquia surgiu á necessidade da expansão territorial de alguns países, buscando novas terras com produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com