TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANOS SIMÉMETRICOS

Projeto de pesquisa: PLANOS SIMÉMETRICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO........................................................................................................3

PLANOS DE SIMETRIA.........................................................................................4

EIXO DE SIMETRIA DE ROTAÇÃO....................................................................4

CENTRO DE SIMETRIA..........................................................................................5

EIXOS CRISTALOGRÁFICOS...............................................................................5

CLASSES CRISTALINAS.......................................................................................6

COMPARAÇÃO ENTRE OS SITEMAS.................................................................8

MINERAIS COM FORMA CRISTALOGRÁFICA TRIGONAL...........................10

CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS......................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Todos os minerais têm uma estrutura cristalina, isso é, formam cristais. Há alguns, é verdade, que são amorfos, ou seja, não possuem esse arranjo ordenado de átomos que caracteriza os cristais. Mas, são pouquíssimos, apenas 0,3% das espécies conhecidas.

Alguns minerais habitualmente exibem cristais bem formados, com todas as suas faces, chamados de cristais euédricos. Servem como exemplo as granadas, as zeólitas e diversas variedades de quartzo, como o citrino, a ametista, o quartzo enfumaçado e o quartzo incolor. Outros minerais, ao contrário, raramente são vistos em cristais euédricos. É ocaso da rodonita, da rodocrosita e do quartzo róseo.

De qualquer modo, raros ou comun, todos os cristais são classificados, de acordo com suas características geométricas, em um de sete sistemas cristalinos. Entende-se por sistema cristalino o conjunto de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas dimensões relativas, apresentando relações angulares gerais constantes.

PLANOS DE SIMETRIA

Um plano de simetria é um plano imaginário que divide um cristal em duas metades, cada uma das quais, sob a forma de um cristal perfeitamente desenvolvido, é a imagem num espelho da outra. A porção sombreada da Figura 1 ilustra a natureza e aposição deste plano de simetria. Para cada face, aresta, ponto de um lado do plano existem uma face, aresta ou ponto correspondentes em posição semelhante de outro lado do plano.

EIXO DE SIMETRIA DE ROTAÇÃO

Um eixo de simetria é uma linha imaginária através de um cristal, em torno da qual se pode girar o cristal que se repete a si mesmo em aparência duas ou mais vezes durante uma rotação completa. Na figura 2, a linha CC’ é um eixo de simetria do cristal representado; este, após girar em torno dela, terá, depois de uma rotação de 180°, a mesma aparência que a princípio; ou, em outras palavras, faces, arestas e ângulos sólidos semelhantes aparecerão nos lugares das faces, arestas e ângulos sólidos correspondentes da posição original. O ponto A’ ocupará a posição original de A, B’ aquela B etc.

CENTRO DE SIMETRIA

Diz-se que um cristal tem um centro de simetria, quando uma linha imaginária pode ser passada de um ponto qualquer sobre sua superfície através de seu centro, achando-se, sobre ela, um ponto qualquer sobre, a uma distância igual além do centro. Esta operação é conhecida com inversão. O cristal na figura 3 tem assim um centro de simetria, pois o ponto A é repetido em A’ sobre a linha que passa de A através do centro, C, do cristal; as distâncias AC e A’C são iguais. Faces semelhantes e paralelas nos lados opostos do cristal indicam um centro de simetria.

EIXOS CRISTALOGRAFICOS

Ao descrever os cristais, achou-se conveniente tomar, segundo os métodos da geometria analítica, certas linhas que passam pelo centro do cristal ideal como eixos de referência. Estas linhas imaginárias chamam-se eixos cristalográficos e se tomam paralelamente às arestas de interseção das faces principais do cristal. Todos os cristais, com exceção aos que pertencem ao sistema hexagonal, são referidos aos três eixos cristalográficos. Para simplicidade na descrição de sua orientação convencional, consideremos a Figura 4. Um eixo, chamado a, é horizontal e está em posição ântero-posterior. O outro, denominado b, é horizontal e está em posição orientada da direita para a esquerda. O terceiro eixo, chamado c, é vertical.

EIXOS CRISTALOGRÁFICOS DO SISTEMA TRIGONAL

CLASSES CRISTALINAS DO SISTEMA TRIGONAL

Escalenoédrica Hexagonal

Simetria – C, 1A3, 3A2 , 3P. O eixo cristalográfico vertical é de simetria ternária e os três eixos cristalográficos horizontais são eixos de simetria binária (ver fig. 160).Existem três planos verticais de simetria que dividem em duas partes iguais os ângulos entre os eixos horizontais (ver fig. 161). A figura 162 é o escalenoedro hexagonal e a figura 163,o estereograma desta forma mostrando a simetria da classe.

Trapezoédrica Trigonal

Simetria – 1A3, 3A2.O eixo cristalográfico vertical é um eixo de simetria ternário.Os três eixos cristalográficos horizontais são eixos de simetrias binários.Os eixos de simetria são os mesmos que na classe escalenoédrica, não existindo, entretanto, os planos de simetria.O estereograma é uma projeção do trapezoedro trigonal positivo direito.

Piramidal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com