TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍCIA DE CICLO COMPLETO

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.764 Palavras (16 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE PITÁGORAS[pic 1]

Jerfesson dos Santos Araújo

POLÍCIA DE CICLO COMPLETO

Betim-MG

2015

Jerfesson dos Santos Araújo[pic 2]

POLÍCIA DE CICLO COMPLETO

[pic 3]

Betim-MG

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        4

2.        OBJETIVOS        5

2.1        OBJETIVO GERAL        5

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5.        METODOLOGIA        9

6.        RESULTADOS ESPERADOS        13

7.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        14

8.        REFERÊNCIAS        15

1. INTRODUÇÃO

O ciclo completo de polícia é a possibilidade das instituições polícias realizarem a persecução criminal na fase pré-processual na sua plenitude, hoje uma instituição policial que atende uma ocorrência, no caso que é a polícia militar, ela tem que fazer o passamento dessa ocorrência para a outra polícia que é a polícia civil, no ciclo completo caso a polícia militar se depare com uma ocorrência, o policial que atender a ocorrência ele poderá prender o autor em flagrante, fará a autuação em flagrante do autor, encaminhar os autos para o judiciário ou para o ministério público e recambiar esse preso para o sistema prisional, ou seja, não haverá necessidade da polícia militar de fazer o passamento dessa ocorrência para a polícia civil.

O estado de Minas Gerais tem 853 municípios e a polícia militar é o único órgão do estado presente em todos esses municípios e em mais de 300 distritos, a polícia civil ela não se encontra nem na metade desses municípios, a necessidade de viaturas de alguns interiores do estado realizar o deslocamento de ate 200 quilômetros às vezes só para entregar uma ocorrência de menor potencial ofensivo. Na capital onde existem as centrais de flagrantes da polícia civil em media a polícia militar de Minas Gerais esta gastando oito horas para atendimento de uma ocorrência se houver a condução de uma pessoa presa. Se a polícia militar fizesse a condução dessas pessoas presas e realizasse todo o procedimento teria mais agilidade, a viatura voltaria para o policiamento preventivo ganharia então a sociedade com uma polícia mais presente e mais eficaz.

Em Minas Gerais existe mais de 42.000 mil agentes da polícia militar na ativa enquanto a polícia civil tem entorno de sete mil agentes na ativa, estes não consegue atender toda a demanda da polícia militar, fazendo com que a investigação policial em Minas Gerais não seja eficiente.

O ciclo completo é unânime, todas as emendas constitucionais previstas tratam do ciclo completo, é o novo modelo de polícia no Brasil, algumas emendas falam em desmilitarização, unificação das polícias, e outras matem as duas polícias mais com seus aspectos de adequação ampliado, esse modelo é mais defendido por entender que a sociedade não pode ficar refém de uma só polícia a qual se tornaria muito forte, o entendimento de ter duas polícias com competências ampliadas fortalece o estado, fortalece as instituições e fortalece a sociedade.

1.1. PROBLEMA

A questão da ampliação das competências das polícias estaduais se consolida positivamente com uma polícia de ciclo completo, sendo uma hipótese de melhorias para a segurança pública do Brasil?

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Esclarecer com base em fundamentos na doutrina e nos processos legislativos, com as propostas de emendas constitucionais, a questão sobre a polícia de ciclo completo, sendo uma hipótese de melhorias para a segurança pública do Brasil.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Verificar se o ciclo completo de polícias estaduais atinge o pilar estrutural na questão da segurança pública; Indicar correntes de entendimentos sobre o tema; Descrever os pensamentos de alguns dos estudiosos que acreditam e defendem uma unificação das polícias militares e civis, buscando uma melhora para os problemas; Apresentar uma abordagem dos principais modelos presentes no mundo; Explicar sobre um tema polêmico, uma vez que gera uma mudança cultural na sociedade e nos organismos policiais; Descrever os processos legislativos que tende a suprir as necessidades do Brasil, tendo a unificação como uma hipótese efetiva. Sendo que o assunto é objeto de constantes e acalorados debates no Congresso Nacional. Esclarecer com base e fundamento na doutrina e nos processos legislativos, com as propostas de emendas constitucionais, a questão da ampliação das competências das policiais estaduais se consolidando positivamente com uma polícia de ciclo completo, sendo uma hipótese de melhorias para a segurança pública do Brasil.

3. JUSTIFICATIVA

Uma nova arquitetura institucional da segurança pública é um tema polêmico e que sucinta muitas fantasias de ordem psicológicas, e é um tema que não é apenas objetivo, mais cai em um campo da subjetividade psíquica, temores de perda de poder, temores de repasse de poder de uma para outra instituição, isso dificulta muito a discussão, porque quando se discute fatos concretos tem possibilidade de avançar, mas quando se discute temores subjetivos fica difícil prestar um serviço de segurança de melhor qualidade ao país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (465 Kb)   docx (92.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com