TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS Política e Tributação Governo Federal

Projeto de pesquisa: POLÍTICAS Política e Tributação Governo Federal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

INTRODUÇÃO 3

POSSIBILIDADES DE RAMO DE NEGOCIOS 4

CUSTO DE PRODUÇÃO 8

INTRODUÇÃO Á MACROECONOMIA 11

POLÍTICA MONETÁRIA E POLÍTICA FISCAL DO GOVERNO FEDERAL 16

CONCLUSÃO 22

REFERENCIAS 23

INTRODUÇÃO

O trabalho que será apresentado terá o objetivo de analisar a viabilidade e implantação de um ramo de negócio no setor alimentício, todos os conceitos de oferta e de demanda do mercado. Podemos analisar o mercado alimentício de diversas formas desde a análise econômica, da demanda dos consumidores, quanto gastam de sua renda para consumir o produto, formando assim os principais itens para esse estudo. Podemos ressaltar também o surgimento da evolução do setor alimentício, tendo como enfoque os alimentos, a saúde e o bem estar, sempre voltado para as relações sociais. Essas perspectivas revelam a importância de se analisar adequadamente os fatores econômicos e nutricionais do tipo de consumidor.

POSSIBILIDADES DE RAMO DE NEGOCIOS

O mercado alimentício teve sua evolução há milhares de anos atrás, através do próprio homem e seus descendentes. O homem primitivo, exatamente como o atual, desejava algo que não fosse somente o alimento, e neste caso foi o sabor que desenvolveu o interesse em buscar sempre novidades. A disseminação de diferentes tipos de alimentos no mundo se deve muito ao comércio entre povos antigos. Os gregos e os romanos tinham um comércio muito intenso e de grande porte, que envolviam plantas, azeites, especiarias e ainda assim importavam especiarias de outros continentes.

Na Idade Média, houve um aperfeiçoamento bem lento dos modos de produção dos alimentos. Segundo MEDVED (1981) “Com as cruzadas que tiveram inicio em 1096, milhares de peregrinos entraram em contato com o Oriente Médio, estabelecendo-se um intenso comércio”. As especiarias e ervas aromáticas eram muito usadas para ostentar riqueza.

Durante toda a história, o poder econômico e o monopólio do comércio passaram por vários povos e nessas conquistas e descobertas houve um intercambio de cultura, hábitos culinários e conhecimentos. Até o século XX, muitas descobertas foram de extrema importância ao progresso e a modificação dos costumes alimentares: o surgimento de novos produtos, a introdução de novas técnicas agrícolas, as descobertas sobre fermentação, a produção do vinho, da cerveja e do queijo em grande escala, dentre outras.

A mudança dos hábitos alimentares tem sido observada em diversos países, e elas estão associadas, entre outros fatores, o sistema de distribuição e da produção de gêneros alimentícios, e principalmente com o processo de urbanização, que influencia diretamente no estilo de vida e saúde da população, e estes fatores se tornam responsáveis pela evolução do mercado.

Como observamos, a cada época uma determinada região criava seu padrão alimentar, em função da oferta e disponibilidade de alimentos que a população tinha acesso. Esses alimentos eram adaptados a cada tipo de culinário, o que chamamos hoje de cultura regional. Assim podemos dizer que a evolução do mercado alimentício se dá através do comércio e da expansão dos alimentos.

As empresas que atuam no setor alimentício seguem uma política de qualidade dos produtos que é uma fixação de meta implantada pela empresa, através da qual todos os trabalhadores ficam sabendo dos planos de desenvolvimento e de melhoria. Desta forma a organização se apresenta transparente a todos que a nela trabalha como os colaboradores, clientes, fornecedores e entre outros. Tais empresas como a Perdigão, Girafas, McDonald’s, Habib’s, entre outras bastante conhecidas no Brasil, atuam no seguimento alimentício, trazendo uma linha de produtos que provêem de demanda e oferta.

Ao desenvolver esta pesquisa, percebemos que atualmente as pessoas têm buscado cada vez mais a qualidade na forma de produção dos alimentos e consumo, desta forma há uma crescente demanda desse mercado. Por outro lado devemos salientar a preocupação com a saúde o que determina a tendência do negócio ser bem sucedido.

Atualmente os consumidores tendem a se preocupar mais com a qualidade do produto que estão consumindo, e visam o corte de gorduras, açúcar e teor calórico, sendo substituídos por produtos naturais como sanduíches, sucos, vitaminas e que tem como missão proporcionar mais saúde e bem estar ao cliente, qualidade e rapidez, e bom preço.

Os consumidores do ramo alimentício são muito variados, podemos até generalizar, uma vez que toda a população tende a se alimentar cada vez mais fora de casa e em busca de lanches saudáveis. O publico deste ramo abrange desde a classe A até mesmo a classe D/E, porém o maior publico consumidor ainda se concentra na classe média, a população além de comprando mais, está gastando com qualidade.

Atualmente a esta classe tem sido responsável por quase 80% das famílias brasileiras, trocou o frango por carne mais nobre, óleo por azeite, dentre outros exemplos. Segundo a pesquisa feita pelo IGBE entre os anos de 2003 a 2009, o consumo médio mensal de carne de primeira aumentou cerca de 4,2% no país.

Abaixo os gráficos demonstram como os consumidores estão gastando, quanto gastam de sua renda para compras e quais as regiões que estão consumindo mais em geral.

CUSTO DE PRODUÇÃO

Através desta planilha de custo, podemos calcular todos os gastos relacionados aos produtos de uma Lanchonete. Avaliando o desempenho específico de cada alimento em função das atividades que agregam valor a sua produção. Podemos também fazer uma análise dos preços dos produtos individuais e de cada processo ou matéria prima, e assim obtermos o resultado final de venda.

Os dados na planilha são de suma importância para a empresa, pois podemos fazer um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com