TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA.

Monografias: PONTOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

PONTOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA.

A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio —família, escola e sociedade — no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia

Isto posto, podemos notar as relações que surgem neste processo de aprendizagem, quais sejam, família-escola-sociedade. De forma geral, todo o complexo convívio social está presente aqui, reunindo num só ato, o de aprender, todas as facetas que compõem o ser humano.

Devido a toda esta complexidade é bastante óbvio que dificuldades relacionais surgiriam. E não tem sido diferente desde os primórdios da educação institucionalizada.

Assim sendo, com o surgimento deste novo profissional no cenário das escolas e demais instituições de educação e saúde, o psicopedagogo, fez-se necessário o estabelecimento de um código de conduta, um código que pudesse nortear as relações e estabelecer as normas para a atuação deste. Enfim, um Código de Ética, que estabelecesse os objetivos, as responsabilidades e as formas de atuação do psicopedagogo.

Esta é a busca do psicopedagogo em sua atuação, libertar o ser humano de suas amarras emocionais, culturais ou sociais e auxiliá-lo na construção de si mesmo. Nesta busca, surge o encontro com o outro e consigo mesmo, e se estabelece uma relação, profissional sim, mas que transcende este limite para uma relação de emoção e solidariedade humana.

O psicopedagogo tem a habilidade de lidar com situações interpessoais envolve outros atributos, tais como: flexibilidade perceptiva e comportamental, o que significa ver vários ângulos de uma mesma situação e atuar de forma diferenciada e não rotineira, experimentando novas condutas percebidas como alternativas de ação; capacidade criativa para soluções e propostas menos convencionais; dar e receber feedback; ampliação da capacidade perceptiva e do repertório comportamental do indivíduo, saindo dos limites estreitos da conduta estereotipada do dia-a-dia.

O Artigo 6º estabelece estas e outras responsabilidades éticas do psicopedagogo, atentando para o cuidado nas relações, tendo em vista que estamos lidando, no cotidiano escolar, com diversos profissionais de diferentes formações, mas principalmente porque lidamos com crianças e jovens em formação, que se espelharão em nós no estabelecimento de sua personalidade.

São deveres fundamentais dos psicopedagogos:

a) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem do fenômeno da aprendizagem humana;

b) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas, mantendo uma atitude crítica, de abertura e respeito em relação às diferentes visões de mundo;

c) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica;

d) Colaborar com o progresso da Psicopedagogia;

e) Difundir seus conhecimentos e prestar serviços nas agremiações e classe sempre que possível;

f) Responsabilizar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com