TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE PLANIR O PLANO DE NEGÓCIOS?

Seminário: POR QUE PLANIR O PLANO DE NEGÓCIOS?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 4

POR QUE PLANEJAR UM PLANO DE NEGOCIOS?

Plano de negocio é uma ferramenta de pressão. Um negocio bem- planejado terá mais chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.

Quando de fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios (business plan). Como foi visto em capítulos anteriores, o plano de negócios é parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejas suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A principal utilização do plano de negócios é a prover de ferramentas de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma strat-up . No entanto, o plano de negócios tem atingido notoriedade como instrumento de captação de recursos financeiros junto a capitais de risco e Angel investors, principalmente no tocante às empresas de tecnologia e com propostas inovadoras.

No Brasil, foi justamente o setor de sofware que começou a popularizar o uso do plano de negócios como empreendedores brasileiros , por meio do Programa Softex, de incentivo á exportação de sofware nacional, criado no inicio de 2000, e o Programa Brasil Empreendedor ,

Do Governo Federal, propiciaram a disseminação do termo plano de negócios em todo pais. Todavia, destacou se apenas a sua utilidade como documento indispensável ao empreendedor em busca de recursos financeiros para o empreendimento. O plano de negócios é muito mais que isso, podendo se considerado uma ferramenta de gestão com múltiplas aplicações, como será visto adiante.

POR QUE PLANEJAR?

Já foi mencionado que o índice de mortalidade das micros e pequenas empresa (MPE) brasileiras, nos primeiros anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais, o que tem sido motivo de análise e discussão em vários âmbitos da sociedade, do meio acadêmico ao empresarial. Esse retrospecto não é uma particularidade das empresa brasileiras.

Mesmo nos Estados Unidos, país referência em empreendedorismo e criação de pequenas empresas de sucesso, a mortalidade das chamadas start-ups também é alta, chegando a índices próximos aos do caso brasileiro, acima de 50% em algumas áreas de negocio. Uma pesquisa do SBA (Small Business Administration), órgão do governo americano de auxilio às pequenas empresas daquele país, pode apontar a resposta. No quadro abaixo observa-se que apenas 2% dos casos de fracasso das start-ups americanas tem causas desconhecidas. Os demais 98% podem ser agrupados e resumidos em uma única conclusão: falha de planejamento adequado do negócio.

INCOMPETÊNCIA GERENCIAL 45%

INEXPERIÊNCIA NO RAMO 9%

INESPÊRIENCIA EM GERENCIAMENTO 18%

EXPERTISE DESBALANCEADA 20%

NEGLIGÊNCIA NOS NEGÓCIOS 3%

FRAUDES 2%

DESASTRES 1%

TOTAL 98%

No caso brasileiro, várias pesquisas realizadas pelo Sebrae-SP anualmente revelam que os fatores de mortalidade das empresas nacionais não são muito diferentes. A falta de planejamento aparece em primeiro lugar como a principal causa do insucesso, seguida de deficiências de gestão (gerenciamento do fluxo de caixa, vendas/ comercialização, desenvolvimento de produtos etc.) políticas de apoio insuficientes, conjuntura econômica e fatores pessoais ( problemas de saúde, criminalidade e sucessão).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com