TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO – UTA LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  8/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

ELISANGELA RODRIGUES DA SILVA RU 495897 TURMA: 09/2009[pic 1]

ESTELA JULIA AGUIAR RIBEIRO RU 394729 TURMA: 01/2009

PORTFÓLIO – UTA LÍNGUA PORTUGUESA

 

SÃO PAULO

2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

ELISANGELA RODRIGUES DA SILVA RU 495897 TURMA: 09/2009[pic 2]

ESTELA JULIA AGUIAR RIBEIRO RU 394729 TURMA: 01/2009

                PORTFÓLIO – UTA LÍNGUA PORTUGUESA

Portfólio, coleção de trabalhos, apresentado à Unidade Temática de Aprendizagem – U.T.A. Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia, 1º. Semestre de 2011, da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.

Tutora: Carmen Pavon Exposito Silva

SÃO PAULO

2011

APRESENTAÇÃO

Neste Portfólio da Unidade Temática de Aprendizagem - U.T.A. LÍNGUA PORTUGUESA estão dispostas as atividades e relatórios propostos pelos professores de cada disciplina desta unidade temática:

  • Metodologia da Alfabetização ( Profª Monica Vieira)
  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Prof. Jeferson Ferro)
  • Pesquisa e prática profissional- Produção de Texto (Profª Ana Gabriela)

As matérias inseridas neste conteúdo programático instigam-nos a realizarmos uma reflexão sobre a responsabilidade do professor como alfabetizador, que não apenas ensina crianças e adultos a lerem, escreverem, criarem e produzirem textos, mas os tornam sujeitos capazes de desenvolverem o conhecimento; indivíduos confiantes nas suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas e proporcionando-os uma inter-relação pessoal e de inserção social para que continuem em busca de novos conhecimentos e no exercício da cidadania.

RELAÇÃO DE TRABALHOS

  1. Atividades da disciplina de Metodologia do Ensino da Alfabetização
  2. Atividades da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
  3. Atividades da disciplina de Pesquisa e Prática Profissional-Produção de Texto
  4. Relatório de Pesquisa e Prática Profissional -Produção de texto

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

ELISANGELA RODRIGUES DA SILVA RU 495897 TURMA: 09/2009[pic 3]

ESTELA JULIA AGUIAR RIBEIRO RU 394729 TURMA: 01/2009

         PORTFÓLIO – UTA LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO

Atividades da disciplina Metodologia da Alfabetização, do Portfólio U.T.A. Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia, 1º. Semestre de 2011, da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.

Profª.  Monica Vieira

SÃO PAULO

2011

DISCIPLINA – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO

Atividade do Livro Metodologia da Alfabetização                                             pág. 52

Pesquise mais sobre Vygotsky: você vai se surpreender com as informações encontradas nas obras desse pensador russo e que podem ser empregadas na sala de aula. Depois, organize uma lista com as principais idéias identificadas e, a seguir, relacione-as com a prática pedagógica, descrevendo uma atividade que você possa realizar em sala de alfabetização e que contemple uma ou mais idéias presentes na pesquisa que você fez sobre Vygotsky ( sugerimos a leitura do livro Vygotsky, quem diria?! Em minha sala de aula (Vozes, 2000,v. 12), de Celso Antunes, para essa pesquisa).                                    

 Pesquisando sobre as teorias de Vygotsky compreendemos que a aprendizagem acontece em todo lugar e que o processo de formação de pensamento é impulsionado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação da experiência de muitas gerações. A linguagem intervém no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde o nascimento. Quando os adultos nomeiam objetos, indicando para a criança as várias relações que estes manténs entre si, ela constrói formas mais complexas e sofisticadas de conceber a realidade. Sozinha, não seria capaz de adquirir aquilo que obtém por intermédio de sua interação com os adultos e com as outras crianças, num processo que a linguagem é fundamental.

Em sua teoria Vygotsky apresenta a noção de que o bom aprendizado é aquele que se adianta da criança, isto é, aquele que considera o nível de desenvolvimento potencial ou proximal. O conceito de “zona de desenvolvimento potencial” possibilita compreender funções de desenvolvimento que estão a caminho de se completar. Tal conceito é de suma importância para um ensino efetivo. Ele pode ser utilizado tanto para mostrar a forma como a criança organiza a informação, como para verificar o modo como seu pensamento opera, apenas conhecendo o que as crianças são capazes de realizar com e sem a ajuda externa é que se pode conseguir planejar as situações de ensino e avaliar os progressos individuais. Portanto o papel da educação e consequentemente, o de aprendizagem, ganham destaques na teoria de desenvolvimento de Vygotsky, que também mostra que a qualidade das trocas que se dão no plano verbal entre o professor e os alunos irá influenciar decisivamente na forma como as crianças tornam mais complexos o seu pensamento e processam novas informações.
        Na construção social, Vygotsky considera as crianças como sujeitos sociais que constroem o conhecimento socialmente produzido. O desenvolvimento é a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu. Esse processo de desenvolvimento na fase escolar, deve ser provocado de fora para dentro pelo professor, que é uma figura fundamental no processo de preparação do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com