TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Seminário Final de Estágio apresentado á UTA – Língua Portuguesa

Por:   •  6/5/2015  •  Seminário  •  4.339 Palavras (18 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 18

   CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

                         EUNICE DIAS SANTOS – RU: 645428

                  VERA LUCIA DO NASCIMENTO SILVA RU 588367

 SEMINÁRIO FINAL

IPORÃ

                                                       2014              

           CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER:

                            EUNICE DIAS SANTOS – RU 645428

                  VERA LUCIA DO NASCIMENTO SILVA RU 588367

                               

                

     

                                             SEMINÁRIO FINAL

 

Relatório de Seminário Final de Estágio apresentado á UTA – Língua Portuguesa no curso de Pedagogia à Distância do Centro Universitário Internacional Uninter.

                                                                                                                                                                      Tutor local Rosângela Maria Ribeiro Ozilheiri

Telessala. Iporã

Centro Associado: IPORÃ-PR.

                                                         IPORÃ

                                                          2014

                                                    SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................................05

2.1 ESTÁGIO EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTO..........................................................05

2.2 ESTÁGIO EDUCAÇÃO ESPECIAL................................................................................06

2.3 ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL.................................................................................09

2.4 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.........................................................11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................13

REFERÊNCIAS........................................................................................................,......... 14


INTRODUÇÂO

     Este trabalho tem o objetivo de mostrar os três estágios ao qual mais nos realizamos profissionalmente. Todos os estágios foram muito proveitosos, mas estes com certeza se sobressaíram entre todos os outros. Destacamos a seguir os estágios Educação de Jovens e Adulto, Educação Especial e Educação Infantil.

          Neste presente relatório temos a oportunidade de falar novamente sobre estes estágios e o quanto foi gratificante de fazê-los, além do que aprendemos muito, tanto teoricamente quanto na prática. Para o curso de pedagogia este trabalho de estágio é muito importante, temos muitas duvidas e como muitos alunos do curso ainda não tiveram contato com a sala de aula e ainda não atuarão como docente acabam tendo varias duvidas e alguns anseios em sua atuação como professores no futuro e por isso temos os estágios. O estágio, na maioria das vezes, é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida. Durante o estágio supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso é a oportunidade para nós professores em formação nos ensinar os princípios de cidadania e de responsabilidade social. Para que todas as atividades pedagógicas sejam desenvolvidas de forma coerente e fundamental a supervisão do professor orientador. No relatório final podemos recapitular todo este trabalho maravilhoso que são os estágios e o quanto é importante para nós acadêmicos. Porque todo estágio é constituído pela construção de saberes docentes a partir de práticas pedagógicas e no estabelecimento de relações com a formação docente. Para este fim, as ações sistêmicas e reflexivas dos docentes e alunos se articulam de modo a que possibilitem tecer relações na complexidade e na pluralidade. Privilegia-se, neste processo, a articulação entre os saberes construídos no cotidiano das práticas pedagógicas com a formação docente.

         As metodologias utilizadas para a realização deste trabalho de Seminário Final de Estágio foram através da investigação entre os estágios realizados durante o curso de pedagogia, consultas aos projetos políticos pedagógicos e nas propostas pedagógicas das instituições pesquisadas e a escolha realizada pelo grupo qual seria os estágios, chegando a conclusão que o estagio da EJA, Educação Especial e Educação Infantil, foram os que mais nos chamou a atenção.

2 DESENVOLVIMENTO 

2.1 ESTAGIO EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS

O estágio foi realizado na Escola Municipal Delazir Pinezi -Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, está localizado à Rua Katsuo Nakata, nº 2257 , bairro Ipiranga no  Município de Iporã, o CEP 87560-000 no estado do Paraná. Funciona em 3 turnos (matutino , vespertino e noturno), comportando 15 turmas.

O estágio realizado no EJA, foi para nós de suma importância, uma experiência inarrável, onde aprendemos lições que levaremos para nossas vidas de Educadores e Pedagogos. Nos possibilitou a aprendermos que não há limites nem idade, classe social, nada que impeça um ser humano aprender, a aprendizagem vai além de qualquer obstáculo que se encontra no caminho, para tornar pessoas melhores, realizadas, com um conhecimentos onde se possa evoluir,buscar novos desafios. E aprender é justamente isso, viver novos desafios, não apenas se acomodar com o que já sabe, mais buscar novos aprendizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com