TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL

Dissertações: PORTIFOLIO INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Ao longo de muitas décadas, organizações e empresas comerciais foram assumindo sua identidade. Desde os primórdios do avanço tecnológico e das indústrias, tornou-se necessário em vista de muitos fatores, como a competitividade, bem como o domínio de conhecimento, que estas organizações e empresas, tivessem de sofrer grandes refinamentos até chegar ao perfil que as conhecemos atualmente. De fato, aspectos como sua administração, (de suas teorias iniciais no fim do século XIX, o conceito mais amplo sobre patrimônio, bem como a necessidade de analisar o mercado, suas demandas e estruturas, tiveram um grande impacto em todo este avanço).

Especialmente, nesta consideração, quero chamar a atenção um fator de grande importância no contexto empresarial. Trata-se da contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

A contabilidade tem desempenhado um papel fundamental na existência e permanência das empresas e organizações em nosso tempo.

Sem a contabilidade, como empresas teriam um real controle sobre seu patrimônio líquido? Como avaliar corretamente seus bens, direitos e obrigações? A contabilidade informa de modo exato e transparente para a equipe de diretores e administradores de uma empresa a real condição, a saúde financeira de sua instituição.

Por tanto, a análise a seguir abordará aspectos muito relevantes neste assunto. Pondera sobre todo este avanço das organizações, o patrimônio e análises de mercado, suas demandas e estruturas, nos conduzindo a uma compreensão melhor do “contexto empresarial”.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTEXTO EMPRESARIAL.

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas o conceito de contabilidade e administração, seus cálculos e negociações já eram amplamente vistos.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecimento e domínio da tecnologia, desenvolveu formas de administração e contábeis que mudaram para sempre o perfil das organizações.

2.2 Conceitos de funções administrativas

Nas funções administrativos identifica-se inicialmente o Planejamento, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento.O planejamento pode ser sistemático ou assistemático, externalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo.Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares. Ele é externalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependendo horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de

controle. Em seguida, identifica-se a função de Organização, que decorre de algum tipo de Planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar.A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc.Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que a coisa se faça. É a função que conduz a ação.Finalmente, identifica-se a função de Controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.

O Planejamento é totalmente voltado para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

Organização, nesta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Direção é a função que engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

O Controle é fundamental, como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção.Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

3. Teórico que desenvolveu

Henri Fayol foi o primeiro que conceituou sobre as funções administrativas. Ele gostava de ver e analisar a empresa como um todo onde cada parte depende da outra para um bom funcionamento, por essa visão Fayol separou a empresa em Funções (setores), cada função era responsável por uma parte da empresa e pelo bom desempenho dela como um todo. Foram seis as funções desenvolvidas por ele, sendo elas:

•Funções Técnicas

•Funções Comerciais

•Funções Financeiras

•Funções Contábeis

•Funções Administrativas

•Funções de segurança

.3.1 Principais mudanças ao longo do tempo.

As Funções Administrativas integradas formam o processo administrativo.

Com o Inicio da Era da Informação as Funções Administrativas ganharam novos recursos que são capazes de deixar mais ágil e simples o processo administrativo.

4. Conceito de Patrimônio.

Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio (português brasileiro) ou património (português europeu) de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

Activo(A) = Bens + Direitos

Passivo(P) = Obrigações

A - P

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com