TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO-FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: PORTIFÓLIO-FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 7

Explicar o aspecto evolutivo da inteligência humana buscando a origem do conhecimento.

2. Qual a característica principal da epistemologia genética?

A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo (Epistemologia Genética) é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis.

3. Apresente o conceito de sujeito para Piaget.

O sujeito do conhecimento para Piaget é o sujeito epistêmico, um sujeito ideal, universal, que não corresponde a ninguém em particular, embora sintetize as possibilidades de cada uma das pessoas e de todas as pessoas ao mesmo tempo. Para Piaget o sujeito epistêmico é então o sujeito do conhecimento.

4. Qual a diferença entre organização e adaptação conforme Piaget?

Para explicar o desenvolvimento intelectual, Jean Piaget partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio.

Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos. Constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes.

Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio. É a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. A adaptação acontece através da organização, e assim, o organismo discrimina entre a miríade de estímulos e sensações com os quais é bombardeado e as organiza em alguma forma de estrutura.

5. Explique o processo de assimilação.

Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa classifica um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. Por exemplo, uma criança está aprendendo a reconhecer animais, e até o momento, o único animal que ela conhece e tem organizado esquematicamente é o cachorro. Assim, podemos dizer que a criança possui, em sua estrutura cognitiva, um esquema de cachorro. Pois bem, quando apresentada, a esta criança, outro animal que possua alguma semelhança, como um cavalo, ela a terá também como cachorro (marrom, quadrúpede, um rabo, pescoço, nariz molhado, etc.). Notadamente, ocorre, neste caso, um processo de assimilação, ou seja, a similaridade entre o cavalo e o cachorro (apesar da diferença de tamanho) faz com que um cavalo passe por um cachorro em função das proximidades dos estímulos e da pouca variedade e qualidade dos esquemas acumulados pela criança até o momento.

6. Mostre a diferença entre autorregulação e auto-organização.

Auto regulação: É a capacidade que o organismo tem de preservar um sistema de equilíbrio, seja em caso de perturbação ou de sua melhoria.

Auto-organização: envolve duas tendências complementares: uma para a organização e outra para a adaptação Tendência para a organização refere-se à propensão para construir um sistema de relações. Um sistema de relações envolve estruturas cujas funções são relativas umas às outras.

7. Apresente as características principais da auto-organização da inteligência

Auto-organização da inteligência, na exata medida em que envolve assimilação e acomodação, é um processo contínuo e hierárquico: não há descontinuidade na formação das estruturas. É, melhor, um sistema de relações hierarquicamente ordenadas. Em suma, auto-organização da inteligência tem uma finalidade intrínseca, que é a de se conservar. Não se trata, porém, da manutenção de estados ou estruturas, mas, isto sim, da preservação do processo, ele mesmo, de auto-organização: o que se preserva é a invenção incessante de novas possibilidades.

8. Quais são, segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento intelectual da criança.

• Estágios de Desenvolvimento - Período Sensório-Motor (do nascimento aos 2 anos);

• Estágios de Desenvolvimento - Período Simbólico (dos 2 anos aos 4 anos);

• Estágios de Desenvolvimento - Período Intuitivo (dos 4 anos aos 7 anos);

• Estágios de Desenvolvimento - Estágio operatório-concreto (dos 7 aos 10/11 anos);

• Estágios de Desenvolvimento - Estágio operatório-formal (dos 11 em diante).

9. Apresente exemplos práticos de cada fase.

• Estágios de Desenvolvimento - Período Sensório-Motor: A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência iminentemente prática. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase ("água" para dizer que quer beber água) já que não representa mentalmente o objeto e as ações. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferenciação (o mundo é ele).

• Estágios de Desenvolvimento - Período Simbólico: Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico. Com a capacidade de formar imagens mentais pode transformar o objeto numa satisfação de seu prazer (uma caixa de fósforos em carrinho, por exemplo). É também o período em que o indivíduo “dá alma” (animismo) aos objetos ("o carro do papai foi 'dormir' na garagem"). A linguagem está a nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Duas crianças “conversando” dizem frases que não têm relação com a frase que o outro está dizendo. Sua socialização é vivida de forma isolada, mas dentro do coletivo. Não há liderança e os pares são constantemente trocados. Existem outras características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com