TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO-FUNDAMENTOS SOCIOANTROPÓLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Ensaios: PORTIFÓLIO-FUNDAMENTOS SOCIOANTROPÓLOGICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos Socioantropológicos da Educação

*********

Cine Debate:

O Céu de Outubro

1 - O filme retrata o cotidiano e a realidade de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos chamada Coalwood, cujas atividades de trabalho eram voltadas praticamente para uma mineradora, basicamente a única empregadora local.

Como o futuro de todos os jovens já estava traçados, pois somente aqueles que se destacavam no futebol tinham a chance de conseguir uma bolsa de estudos numa faculdade e conseguia fugir dessa realidade, a maioria dos jovens se conformava em se tornarem também mineradores como seus pais.

No ano de 1957, o mesmo ano do lançamento do satélite soviético Sputnik, quatro adolescentes, liderados por um jovem chamado Homer, que nem era dedicado aos estudos, provavelmente por falta de motivação, resolvem tentar o desafio de também construir seu próprio foguete.

Apoiados pela professora e vendo este fato como uma forma de mudar suas vidas os jovens se voltam aos estudos aeronáuticos e conseguem depois de várias tentativas e fracassos finalmente construir seu foguete.

Tudo parece sair bem para os quatro garotos, mesmo Homer não contando com a compreensão do próprio pai que queria a todo custo que ele se tornasse um minerador assumindo assim no futuro seus negócios.

Até que um dia um foguete que após ser lançado não foi resgatado pelos garotos, é encontrado nas proximidades de um incêndio que devastou uma área florestal, eles são levados presos, mas por serem menores de idade, logo são libertados, mas eles decidem que é melhor desistir dos seus sonhos.

Logo em seguida ocorre um acidente na mina e o pai de Homer acaba ferido. Homer deixa a escola para trabalhar em seu lugar de modo a garantir o sustento da família. A ida de Homer para a mina é como uma caminhada para a forca.

Este é o único momento em que ele consegue a aprovação do pai que está orgulhoso pelo fato de ele estar trabalhando na mina.

Mais uma vez motivado pela professora, a qual tem uma doença grave. Homer resolve retornar as pesquisas com os amigos após descobrir que o foguete responsável pelo incêndio não era o deles.

Incentivados pela professora participam de uma feira de ciências, a qual vence em 1º lugar e conseguem bolsas de estudo que faz com que eles mudem seus destinos.

Finalmente Homer consegue o apoio e a aprovação de seu pai.

Todos tiveram futuros brilhantes, inclusive junto a NASA, onde Homer treinava futuros astronautas. Tudo porque não desistiram de seus sonhos e persistiram em sua empreitada.

2- O filme mostra que as pessoas precisam acreditar nas escolhas que fizeram e vivê-las de forma intensa.

Uma das mais importantes e decisivas opções que fazemos em nossas vidas é a escolha da profissão.

Trabalhar numa profissão que nos realize e satisfação é importante em todos os sentidos, seja na satisfação pessoal e mesmo no financeiro e material.

Cabe aos professores participar, orientar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com