TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTUGUES INTRUMENTAL

Trabalho Escolar: PORTUGUES INTRUMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente, é de extrema importância que todos os engenheiros desde a sua formação venham desenvolvendo o conceito de uma construção sustentável, pois, no Brasil, por exemplo, aproximadamente 35% de todos os materiais extraídos da natureza anualmente (madeira, metais, areia, pedras) são usados pela construção civil.

Além dos recursos naturais utilizados, mais de 50% de toda a energia produzida no Brasil é usada para abastecer nossas casas e condomínios, boa parte dessa energia poderia facilmente ser economizada se essas construções aproveitassem melhor a luz solar ou então usassem lâmpadas e chuveiros econômicos, por exemplo.

Para diminuir esse impacto ambiental, os profissionais da engenharia civil passaram a utilizar um novo conceito, a construção civil sustentável, que pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura, indo desde pequenas casas populares até a construção de grandes prédios, tais como fábricas ou hospitais.

Na construção sustentável, os engenheiros civis e arquitetos procuram usar tecnologias ecológicas nas obras para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais.

O conceito de construção sustentável é baseado em cinco ideias básicas:

1. Projetos Inteligentes

2. Redução da Poluição

3. Materiais Ecológicos

4. Eficiência Energética

5. Aproveitamento da Água

1. Projetos Inteligentes

Projetos de engenharia civil e arquitetura inteligentes, onde irão aproveitar melhor todas as características do terreno e também da natureza tais como iluminação solar, para poupar o uso de lâmpadas quando a construção ficar pronta, caixa d’água para a reutilização da agua da chuva, aquecedor solar, telhas ecológicas, entre outros.

2. Redução da Poluição

Uma obra de engenharia civil sempre gera muita poluição. Esta poluição pode ser reduzida drasticamente através do melhor aproveitamento dos materiais (redução de desperdício) e também através do uso de ferramentas e estruturas inteligentes (andaimes de metal reutilizáveis ao invés dos tradicionais andaimes de madeira comuns na construção civil).

Outra maneira interessante de reduzir a poluição é separar as sobras da construção (pedaços de concreto, tijolos quebrados, tocos de madeira, pedaços de ferro). O que puder ser reaproveitado em outras obras é armazenado, o que puder ser reciclado é enviado para a reciclagem.

(FONTE: www.interligadonline.com )

“...três operários foram levados pelos militares do Corpo de Bombeiros e dois deles em estado grave, com suspeita de traumatismo craniano, sendo um deles Alessandro. A terceira vítima teve fratura de fêmur e algumas lesões pelo corpo. Os operários trabalhavam na construção de um prédio e caíram de uma altura aproximada de 10 metros quando estavam em um andaime suspenso. A madeira cedeu e as vítimas caíram em uma construção lateral.”

Foto de um tradicional andaime de madeira, que além de não poder ser utilizado em outras obras, o que gera uma maior quantidade de matéria desperdiçada, é menos resistente que o metal, outra matéria para a confecção do andaime e que pode ser reutilizado em outras obras.

3. Materiais Ecológicos

O uso de materiais ecológicos é outro princípio fundamental da construção sustentável. Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios) são várias as opções de materiais que podem ser usados pela engenharia civil para aumentar a sustentabilidade de uma construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com