TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPRA E PCMSO

Trabalho Universitário: PPRA E PCMSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

PPRA E PCMSO

INTRODUÇÃO

O PPRA e PCMSO são programas de prevenção que mediante a legislação são obrigatórios para todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados, são programas que tem como principal prioridade proteger o trabalhador em seus locais de trabalho. A maior dificuldade atualmente encontrada é a implementação destes programas nas empresas, que muitas das vezes as elaboram para não serem surpreendidos pela fiscalização, que também é um outro ponto a ser discutido tendo em vista da precariedade deste serviço, tornando assim muito mais difícil a implementação destes programas. Conforme algumas opiniões ao em vez de serem criadas normas cada vez mais bem elaboradas, deve-se trabalhar no sentido em que as empresas sigam as normas já vigentes, para só então começar as mudanças necessárias para o seu aperfeiçoamento.

NR 1 – DISPOSIÇÕES GERAIS

Com a nova NR 1 que atualmente está em consulta pública, e vem trazendo diversas mudanças em relação a cultura de SST nas empresas e que propõe uma visão única em relação aos riscos existentes no ambiente de trabalho e suas formas de prevenção ou de redução dos riscos que os trabalhadores estão expostos. Se a NR 1 for aprovada acarretará na revisão da NR 7 e NR 9, pois ela amplia responsabilidades de trabalhadores e empregadores e traz consigo um sistema de gestão de SST.

PPRA E PCMSO

O PPRA tem por objetivo garantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação, controle e monitoramento aos riscos que os trabalhadores estão expostos, para efeito do PPRA os riscos ambientais são os agente físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função da natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Um PPRA bem elaborado deverá conter ações aplicáveis em seu cronograma, outra questão é a adequação a realidade financeira da empresa, onde não deve ser somente contabilizado o valor do documento, mais sim somado ao custo de implementação deste documento a empresa, para que não seja só mais um documento esquecido na gaveta.

O PCMSO garante através de exames laboratoriais a saúde do trabalhador, tendo como objetivo identificar desvios que possam interferir na saúde dos trabalhadores, sendo elaborado com o intuito de antecipar-se as doenças que venham a existir, reduzindo assim os gastos posteriores das empresas e agregando valores consequentes desta redução, com o aumento da motivação e como consequência um aumento na produtividade e maior integração entre os setores.

O PPRA e o PCMSO são ferramentas importantes para o estabelecimento das ações que serão implantadas na área de SST e por isso tem que ser muito bem elaboradas e andar uma ao lado da outra. O PPRA tem sempre que preceder o PCMSO pois é no PPRA que são indicados aos riscos a que os trabalhadores estão expostos e estabelecendo medidas de controle que tem como objetivo eliminar, neutralizar os riscos e quando não for possível reduzir a níveis aceitáveis. O PCMSO por sua vez trabalha em cima dos riscos encontrados no PPRA e deve conter medidas de prevenção e controle medico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com