TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATIQUE MÓDULO 4 PROFUNCIONÁRIO

Monografias: PRATIQUE MÓDULO 4 PROFUNCIONÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  4.944 Visualizações

Página 1 de 5

• Você já respondeu a algum teste de psicologia?

Sim já fiz o teste PMK pois a Seduc exige que faça esse teste dentre vários outros exames para tomar posse em concurso público. O PMK uma técnica projetiva de teste psicológico. Dentre outras coisas, o PMK visa avaliar aspectos como depressão, elação, tônus vital, impulsividade, explosividade, ansiedade e emotividade. O teste PMK é usado em Psicodiagnóstico, Seleção de pessoal, Avaliações Periciais entre outras finalidades como Concursos onde o candidato precisará usar arma de fogo (ele é muito usado em concurso da policia militar).

• Procure saber com os professores na sua escola se eles aplicam algum

tipo de teste em seus alunos.

Não. Em minha escola não são aplicados nenhum tipo de teste com alunos, somente é feito uma sondagem pelos professores nos alunos, para saber quais precisam de acompanhamento na sala Multifuncional, alunos que precisam de reforço na aprendizagem.

• Pergunte, também, o que eles acham dos testes e se eles realmente medem aquilo que se propõem a medir.

Quando os testes são feitos por profissionais da área, acredito que possa sim medir o que se propõe.

• Descreva uma situação em que você acha que usou o conhecimento da psicologia. Essa psicologia é do senso comum ou do conhecimento científico?

Como lidamos todos os dias com pessoas, não importa se estamos no nosso ambiente de trabalho ou em casa. Durante o nosso dia temos momentos com pessoas diferentes umas das outras e com opiniões muito diferentes, ideias que se divergem.

O maior desafio é sabermos a lidar com essas diferenças e conviver em harmonia. Somos seres complicados e com muitos defeitos e manias. Com isso fazemos ajustes nas nossas condutas para podermos nos adequar aos diversos conceitos.

Atendemos tanto a clientela interna quanto a externa e cada pessoa que recebo atendemos na secretaria da escola tem uma visão de mundo, uma maneira de pensar. Porém vamos constantemente fazendo uma abordagem psicológica para que não haja transtornos e nem conflitos.

• Qual seria a diferença entre senso comum e conhecimento científico?

Senso Comum: conhecimento esta presente no nosso cotidiano, baseado na tentativa e no erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração. No senso comum não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações; o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que seja verdade e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes. É, então, o senso comum que determina ações tomadas sem a devida reflexão. Existem pessoas que confundem senso comum com crença, embora sejam coisas bem diferentes. Senso comum é aquilo que aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para obter resultados. O senso comum não é a atitude tomada em si, mas sim a concepção e a perspectiva criada pela pessoa sem a real intervenção do indivíduo. Logo, o senso comum é um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais.

Conhecimento Científico: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a busca da ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos.

É um conhecimento racional, que apura os fatos para chegar a uma "conclusão exata" da questão muitas vezes já concluída pelo senso Comum.

É um conhecimento Objetivo, reflexivo, complexo e utiliza metodologia própria denominada de métodos científico, utiliza-se de diretrizes lógicas para avaliar os fenômenos e as técnicas definidas para verificar seus princípios. O método Científico nos permite Observar, experimentar, controlar, analisar fenômenos e sintetizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com