TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATIQUES DO CADERNO 5

Pesquisas Acadêmicas: PRATIQUES DO CADERNO 5. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

CADERNO 5 UNIDADE 1

1 -Como você estudou na disciplina 2, as conquistas trabalhistas que temer hoje são fruto das lutas dos trabalhadores. Em nosso país, durante o governo Vargas, essas conquistas transformaram-se em leis por meio da consolidação das Leis do trabalho, a CLT. Atualmente, sob a alegação de que pagam muitos impostos, em razão de uma série de garantias trabalhistas que oneram muito e impedem de empregar mais funcionários, o empresariado tem pressionado o Congresso Nacional e o governo a flexibilizar as leis trabalhistas, ou seja, acabar com alguns direitos. Faça uma pesquisa e investigue quais leis trabalhistas estão ameaçadas pela chamada “flexibilização das leis trabalhistas”.

R- Os efeitos da flexibilização nas normas trabalhistas brasileira, já que nosso ordenamento jurídico está amplamente influenciado por este fenômeno, que atinge substancialmente os direitos em xeque os benefícios deste instituto. De acordo com estudos do deputado Paulo Paim, esse artigo vai significar diversas perdas ao trabalhador, pois desregula menta a CLT. Perdas que estão garantidas em diversos incisos do artigo 7º. Da Constituição Federal Paim destaca que as empresas, através de um sindicato patronal forte, poderão impor as mudanças, através da ameaça da perda do emprego. Entre os ex: citados estão os parlamentos das férias e do 13º. Salário: a diminuição do salário família, FGTS, piso salarial; além da não garantia de outros direitos como proteção em face entonação, aviso o prévio proporcional de 30 dias.

UNIDADE 2

1- Faça uma pesquisa, sobre as biografias de Durkheim e Marx. Procure verificar a trajetória dessas vidas, onde nasceram, a origem social, o que motivou a construir suas idéias e obras, o que defendiam, como pensavam o mundo.

R- Émile Durkheim nasceu em Épinal, 15 de abril em 1858. É considerado um dos pais da Sociologia. Para Durkheim, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Para ele cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim chamou de individual. Tal porção do sujeito o jovem bruto , segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século 19. Principalmente por meio da psicologia, entendida então como a ciência do indivíduo, os professores tentavam construir nos estudantes os valores e a moral. A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim. "Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de idéias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte". Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.

A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.

Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de maio de 1818, em Trier, na Renânia, então província da Prússia, foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Considerado o filósofo da revolução, esse pensador alemão, foi um dos mais influentes de todos os tempos, investigou a mecânica do capitalismo e previu que o sistema seria superado pela emancipação dos trabalhadores. Uma de suas frases mais famosas dizia que, segundo ele até aquele momento os filósofos haviam interpretado o mundo de várias maneiras, "Cabe agora transformá-lo". Coerentemente com essa idéia, durante sua vida combinou o estudo das ciências humanas com a militância revolucionária, criando um dos sistemas de idéias mais influentes da história. Direta ou indiretamente , a obra do filosofo alemão originou várias vertentes pedagógicas comprometidas com a mudança da sociedade. No século 20, o pensamento de Marx foi submetido a numerosas interpretações, agrupadas sob a classificação de "marxismo". Algumas sustentaram regimes políticos duradouros, como o comunismo soviético o chinês. Muitos governos comunistas entraram em colapso, por oposição popular, nas décadas de 1980 e 1990. Em recente pesquisa da rádio BBC, que mobilizou grande parte da imprensa inglesa, Marx foi eleito o filósofo mais importante de todos os tempos.

2- Diante dos conflitos presentes na sociedade brasileira, qual das teorias você pensa que poderia contribuir para a construção de um país mais justo? Por quê? Faça um pequeno texto e reforce seus argumentos com características da teoria escolhida.

R: Penso que seja a teoria de Marx, porque acredito que tudo está em constante mudança. Exemplo maior dessa mudança é o que vêem acontecendo hoje em nosso País, que é a luta do povo (proletariado) e os políticos (burguesia). Isso se deve o resultado da luta entre classes, que adquirimos a esperança de construir uma sociedade mais justa.

UNIDADE 3

1- Aponte as características de pedagogia Durkheiminiana, da Escola Nova e da Teoria do Capital Humano.

R: Durkheiminiana, segundo essa pedagogia há homens que devem ser preparados para refletir, para pensar, para serem os dirigentes do país, seja nas empresas, seja no governo, enquanto outros devem ser educados para a ação, para a execução do trabalho manual e a obediência.Essa é uma função importante na visão de Durkheim: preparar os homens para desempenharem os diferentes e harmônicos papéis sociais.

Escola Nova e a Teoria do Capital Humano, a primeira característica é o principio liberal é o individualismo. O indivíduo deve ser respeitado pela dignidade adquirida pelo nascimento, bem como por seus talentos próprios e aptidões. O segundo principio liberal é o da liberdade. É visto como condição necessária para a defesa da ação e das potencialidades individuais. A terceira é o da propriedade privada. É vista como um direito natural, livre de qualquer usurpação. Deve ser assegurada pelo Estado. O quarto principio é o da igualdade, que, para o liberalismo não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com