TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA ETAPA

Trabalho acadêmico: PRIMEIRA ETAPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO 3

2 PRIMEIRA ETAPA 4

2.1 Qual a importância da estratégia para competir num mercado em evolução? 4

2.2 A busca pela competividade? 4

2.3 O fenômeno da transformação? 4

3 SEGUNDA ETAPA 6

3.1 Identifique neles caracteristicas empreendedoras? quais são elas? e porque você as considera como emprendedoras. 6

3.2 É possivel afirmar que houve planejamento para a abertura do negócio? justifique? 6

3.3 No texto dois a empresa apresentou alguma inovação para o mercado? descreva que inovação foi essa? 6

4 TERCEIRA ETAPA 7

4.1 Para empresas que hoje atuam apenas no mercado interno, e que desejam iniciar o processo de exportação, através da internacionalização de seus produtos, quais são os principais riscos a serem considerados? 7

4.2 Uma das formalidades básicas para uma empresa que deseja iniciar o processo de exportação, é a confecção do documento que chamamos fatura pro forma, explique o que é tal documento, e quais procedimentos que devem ser observados em sua confecção. 7

4.3 Em relação ao momento do mercado brasileiro, em meio às muitas oportunidades que os eventos esportivos proporcionarão, as agências de incentivo ao comércio internacional, estarão inclinadas em fomentar o desenvolvimento de negócios por parte de empresas de produtos artesanais. nesse sentido, explique o que é a ABEXA e a APEX Brasil, quais suas funções, e como atuam no que tange o comércio exterior e as empresas brasileiras que desejam exportar. 7

4.4 Considerando o caso do segundo texto, apontem quais foram os principais fatores que contribuíram para os resultados positivos, vocês precisarão destacar e explicar pelo menos três fatores. Também APONTE QUAL foi a importância e o papel desempenhados pelo Banco do brasil e pelo sebrae no caso. 8

5 QUARTA ETAPA 9

5.1 Ações e suas justificativas 9

6 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será realizado um estudo de caso sobre textos propostos pelos professores a respeito da constante evolução do mercado e a oportunidade da atividade artesanal, onde será desenvolvido através das perguntas, uma visão sobre empreendedorismo e suas características.

2 PRIMEIRA ETAPA

2.1 QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA PARA COMPETIR NUM MERCADO EM EVOLUÇÃO?

Atualmente, para a permanência de uma organização, é de fundamental importância ter as estratégias bem definidas, possuindo assim diferencial para se tornar competitiva no mercado que constantemente está em evolução.

É possível observar na empresa 1001 Retalhos certa preocupação com o meio ambiente, com a qualidade do produto, com a responsabilidade social, e principalmente com o desenvolvimento de uma “paixão pelo Brasil”. Porém, não encontramos estratégias bem definidas, que mostrem atitudes voltadas para alcançar os objetivos traçados pela empresa.

Para que a organização alcance êxito é necessário o cumprimento das metas ora estabelecidas pela organização. E essas metas/estratégias são cumpridas apenas quando se tornam frutos do resultado de um bom trabalho desenvolvido, reconhecido pelo mercado, que está sempre em busca de novidade.

2.2 A BUSCA PELA COMPETIVIDADE?

Nesse mercado cada vez mais exigente, diferenciais competitivos são essenciais para a permanência no mesmo, ou seja, um grande desafio para as empresas diante desse mundo que muda a cada minuto.

Analisando a 1001 Retalhos em relação a busca pela competitividade, através da Ana Paula, podemos observar a necessidade de estar apta para a conquista de novos mercados. “Precisei a aprender a exportar, a fazer preço em dólar em quatro meses. Fui atrás do Sebrae, Banco de Brasil, contratei um consultor”.

2.3 O FENÔMENO DA TRANSFORMAÇÃO?

Transformação/inovação devem ser objetivos claros para a administração de um organização, e saber ligar com as resistências a mudanças e fator primordial para sucesso da equipe.

O processo de transformação esteve ligado a todo tempo nos empreendimentos da Sra Evani, que foi obrigada a transformar seu negócio, adaptar e até mesmo recomeçar durante sua trajetória como empresária.

3 SEGUNDA ETAPA

3.1 IDENTIFIQUE NELES CARACTERISTICAS EMPREENDEDORAS? QUAIS SÃO ELAS? E PORQUE VOCÊ AS CONSIDERA COMO EMPRENDEDORAS.

Enxergar oportunidade é a principal característica presente no texto numero 1, enquanto persistência e paixão pelo trabalho são características empreendedoras presentes no texto numero 2. São consideradas características empreendedoras, pois são habilidades desenvolvidas que agregam valor a atividade empresária e alavancam o negócio rumo ao sucesso.

3.2 É POSSIVEL AFIRMAR QUE HOUVE PLANEJAMENTO PARA A ABERTURA DO NEGÓCIO? JUSTIFIQUE?

Nos 2 textos estão expressos comentários e citações que evidenciam que não houve planejamento e sim identificação de oportunidade e trabalho em busca de obtenção de lucros. Se houvesse planejamento, o negócio teria nascido estruturado e antecipado e não por necessidade e depois de vários outros projetos em seguimentos diferentes.

3.3 NO TEXTO DOIS A EMPRESA APRESENTOU ALGUMA INOVAÇÃO PARA O MERCADO? DESCREVA QUE INOVAÇÃO FOI ESSA?

A empresa introduziu no mercado uma nova marca, uma nova técnica – Patchwork – para confecção de produtos. A inovação não é o produto em si, pois existem outros similares, mas sim a marca que traz um novo estilo ao produto existente.

4 TERCEIRA ETAPA

4.1 PARA EMPRESAS QUE HOJE ATUAM APENAS NO MERCADO INTERNO, E QUE DESEJAM INICIAR O PROCESSO DE EXPORTAÇÃO, ATRAVÉS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE SEUS PRODUTOS, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS RISCOS A SEREM CONSIDERADOS?

A empresa deve estar ciente de que estará trabalhando com outras moedas e outra legislação, e que estes podem ser variáveis independentes das nacionais. Então, a empresa deve capacitar-se visando eliminar riscos de prejuízos devido a estes fatores.

4.2 UMA DAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com