TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIOS, PROCEDIMENTO DA SUPERVISAO

Exames: PRINCIPIOS, PROCEDIMENTO DA SUPERVISAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões 1 a 3:

1. Conceitue educação comparada e explique sua importância para o sistema educacional.

R: A educação comparada é a ciência que tem por objetivo esclarecer, analisar e explicar as semelhanças e as diferenças entre os fatos educativos e suas relações com o ambiente que o rodeia. A educação comparada tem por finalidade e a importância como possibilitar subsídios teóricos para conhecer e experiênciar diferentes sistemas de ensino e realidades educativas nacionais e internacionais contribuindo assim para o aperfeiçoamento e enriquecimento da educação no geral tais como: Aprender com experiências dos outros, Organizar seu próprio sistema de ensino; Contribuição para elaboração de políticas educacionais; Formação de especialistas na área educacional.

2. Faça uma síntese da origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc-Antoine Julien.

R:

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

R: Deve se ter conhecimentos provenientes de outras áreas cientificas. Como:

Dimensão Temporal: Envolve a pesquisa dos sistemas educacionais num tempo histórico fixo (modo sincrônico) ou em movimento (modo diacrônico).

Dimensão Espacial: Pode ser Intra ou Internacional. Pesquisa de uma unidade escolar em seus diversos aspectos, pesquisa inter-unidades (de uma unidade com outra), de um município, estado ou regiões de um país. Também é possível a pesquisa com o Estado-nação como unidade de investigação, de modo a confrontá-lo com outros países.

Dimensão Metodológica: é a de maior complexidade, devido à postura metodológica que o pesquisador deverá assumir. Deve-se sempre ter como referência a educação ligada ao meio social. Por isso, ao se fazer a comparação de um sistema educacional a outro, faz-se necessário sempre levar em conta o contexto social no qual esse sistema está inserido e não apenas o seu caráter pedagógico.

4. Qual é o papel da educação comparada nesta era de globalização, em referência aos aspectos econômicos, sociais e culturais?

R: A interação entre padrões socioculturais e políticos e econômicos, a globalização importa uma cultura internacionalizada de padrões e valores socioculturais e produtos culturais e políticos. Forma de organização do trabalho e visões filosóficas e cientificas, estilos e as manifestações artísticas e formação decorrente de pensamento na convivência com as demais culturas, modificando-se e combinando-se com outros padrões, acolhendo valores prevalecentes nos centros dominantes e rompendo fronteiras culturais.

5. Liste as principais ideias do texto de Somers e Jones (2009) intitulado “Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana”. Link para acesso (Anexo 02):

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5770/4207

R: Na Ordem Executiva (EO) 10 925,

que dirigiu Kennedy aos contratados federais afirma que

deve “existir a ação afirmativa para garantir os empregados

e empregadores que sejam tratados durante o seu emprego,

sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com