TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios , Procedimento E Pratica De Supervisão

Pesquisas Acadêmicas: Principios , Procedimento E Pratica De Supervisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.971 Palavras (12 Páginas)  •  1.733 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga a supervisão era tida como “treinamento para estudantes”, servia para controlar as atividades realizadas pelas escolas.

2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.

_Fase Fiscalizadora

O objetivo é o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores

o cumprimento de datas e prazos verificação de documentos escolares.

_Fase Construtiva

Reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores.

. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores, o objetivo maior é examinar as falhas na atuação dos professores.

_Fase Criativa

Trata-se de um trabalho coletivo visando a participação de todos que estão envolvidos no sistema educacional.

A supervisão criadora estimula e orienta, de maneira democrática e científica, desenvolvendo profissionais capazes de melhorar o ensino-aprendizagem.

3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

O Supervisor Educacional coordenará e irá contribuir nas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação do Projeto Político Pedagógico.

O exercício da profissão de Supervisor Educacional é exclusivo dos portadores de diploma de curso superior em Pedagogia ou em nível de pós-graduação devidamente registrado e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação ,sabe-se que o Supervisor Escolar é um motivador do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria com a escola e comunidade.

4. Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.

Falta de tempo para estudar, dificuldade em planejar, horário fracionado.

Escola de hoje despreparada para o aluno que recebe, estamos na era tecnológica onde os alunos já não tem paciência para ficar horas e horas sentados.

Conteúdos e metodologias ultrapassados e desinteressantes, falta inovação dentro da sala de aula, usar mais a tecnologia ao nosso favor.

Compromisso dos professores com a educação, fazer com que esse professor cumpra o seu papel com os educandos.

Capacitação continuada para professores e demais profissionais da educação. Constantes grupos de estudos, transpondo ideias teóricas em pratica.

5. Proponha alternativas, além das citadas no item 7.3 desta unidade, que possam colaborar na solução dos problemas enfrentados pelo supervisor escolar.

Despertar interesse

Despertar o interesse dos professores em estar buscando o novo.

Mais investimento nas escolas.

Trabalhar em equipe.

Professor com melhor remuneração.

6. Buscando pela definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2002), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor?

Vasconcelos fala que supervisor não é fiscal de professor, não é tapa buraco, não é coringa, tarefeiro e quebra galho.

7. Escolha um tema apresentado na unidade e faça um texto argumentativo posicionando-se a respeito.

O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR

Acredita-se que o Supervisor Escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política e não com o cumprimento de um papel alienado assumido.

Deve antes de tudo, estar envolvido nos movimentos e lutas justas e necessárias aos educadores. Semear boas sementes, onde a educação se faz acreditando que futuramente surtirão bons frutos. A caracterização da Supervisão precisa ser definida e assumida pelo Educador e pelo Supervisor. É uma opção que lhe confere responsabilidade e a tranquilidade de poder. O Supervisor possui uma função globalizadora do conhecimento através da integração dos diferentes componentes curriculares. Sem esta ação integradora, o aluno recebe informações soltas, sem relação uma das outras.

Para que o conhecimento ganhe sentido transformador para o aluno é necessário ter relação com a realidade por ele conhecida, e que os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento sejam referidos à totalidade de conhecimento.

Assim, acredita-se que uma das funções específicas do Supervisor Escolar é a socialização do saber docente, na medida em que há ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores, a discussão e a sistematização de práticas pedagógicas, função complementada pelos órgãos de classe que contribuirá para a construção, não só de uma teoria mais compatível à realidade brasileira, mas também do educador coletivo.

Lembrando que não cabe ao supervisor impor critérios ou soluções, cabe-lhe sem dúvida, ajudar na construção da conscientização necessária da luta para uma educação libertadora.

UNIDADE 2

O SUPERVISOR EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual o papel do supervisor educacional no contexto atual?

A supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar. Desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com