TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS GERAIS ESTABELECIDOS PELA BIOÉTICA

Projeto de pesquisa: PRINCÍPIOS GERAIS ESTABELECIDOS PELA BIOÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

1. PRINCÍPIOS GERAIS ESTABELECIDOS PELA BIOÉTICA.

Para descrevermos a estrutura humana devemos analisar algumas categorias pertencentes ao ser.

1.1 Alteridade

Essa categoria descreve uma dimensão fundamental e essencial do ser humano, a sua dependência de vincular-se a outros seres. Aqui entendemos que o homem jamais conseguiria fechar-se em si mesmo sem depender de uma interação com o próximo. Ele necessita comunicar-se com outro ser para que possa manter contato com o mundo.

1.2 Unicidade

Aqui podemos ver que a pessoa quanto mais diferente for, mais ela se torna única no mundo. Sendo assim ela tem autonomia racional para ser dona dos seus atos, com isso sendo um ser no mundo diferente de todos os demais conseguindo criar e mostrar sua personalidade.

1.3 Liberdade

Através de nossa condição espiritual somos seres livres. Mesmo a pessoa estando ligada ao mundo através do corpo não age por impulso, como os animais, fazendo a vontade das forças da natureza. Por sermos espirituais agimos sabendo o que estamos fazendo, ninguém pode tomar nossas decisões, agimos conforme achamos racional, porém devemos também assumir as consequências dessas ações. Pela liberdade sentimo-nos capazes para o progresso e mesmo perante um fracasso ainda continuamos com uma consciência livre para tomarmos a próxima decisão. Como todo ato requer um limite, não existe uma liberdade total, não existe liberdade sem responsabilidade. Através da liberdade o homem é considerado um indivíduo com direitos, responsabilidades e deveres, até porque sua liberdade termina onde começa a do próximo indivíduo.

1.4 Historicidade

Aqui vemos o quanto o ser humano é diferente dos demais seres da natureza, sente uma necessidade de progredir para algo fora do natural e para que consiga atingir seu progresso e satisfazer suas necessidades, ele busca a cultura herdada por seus antecessores. Sendo assim, ele deve assumir seu passado, para então construir seu presente e ter uma visão no futuro.

1.5 Comunicação

Como o homem é um ser no mundo ele necessidade comunicar-se com os demais seres para que atinja seu projeto de vida pessoal. Por não ser autossuficiente necessita receber e transmitir informações, cultura, sentimentos. Precisa da natureza para sobreviver e de outros seres para se comunicar. Através da linguagem consegue expor suas ideias e pensamentos.

1.6 Homem: ser histórico e valores

O homem é um ser que precisa do mundo para desenvolver seus projetos de vida. Através de sua percepção pode analisar o que lhe é útil ou não para uma determinada situação. Através da consciência consegue captar os valores que cada coisa tem para que possa usufruí-la da melhor forma possível, organizando assim sua existência a partir de valores. Como todas as coisas do mundo possuem características particulares, associamos a elas conforme nossa necessidade, ou até mesmo afinidades, mas sempre buscando aquilo que nos traga um benefício para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com