TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA JOSEPHUS

Exames: PROBLEMA JOSEPHUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios de Fixação

Grupo 1. Construir um banco de dados para agenciamento de empregados

Uma empresa de agenciamento de empregados pretende informatizar o seu cadastro de profissionais e candidatos a empregos temporários. Seu objetivo é construir um banco de dados onde possa manter os dados cadastrais dos profissionais e seus contratos temporários com as empresas clientes.

O profissional é identificado pelo seu CPF e, além dessa informação, ficam registrados o seu nome, endereço, nascimento e profissão. Os contratos de empregados temporários são feitos individualmente (um contrato para cada profissional) com as empresas clientes. Cada contrato é identificado por um número único e nele são registrados a empresa contratante, a vigência do contrato (data de início e de término) e o valor pago por hora trabalhada. As empresas clientes são identificadas por um CNPJ e possuem um nome e endereço.

Grupo 2. A fim de gerenciar as vendas em uma loja, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

• Vendas são efetuadas por um vendedor em um determinado momento (indicado por uma data e um horário). Vendedores recebem um salário base e comissão sobre as vendas, a qual representa 10% do valor da venda.

• Vendedores possuem matricula, nome, endereço, telefone e CPF. Vendedores podem possuir mais de um telefone.

• Vendas podem ser à vista ou a prazo. Vendas a prazo possuem parcelas de pagamento, com sua data de vencimento e valor.

• Vendas podem ou não estar relacionadas a um Cliente. Vendas em dinheiro nem sempre estão relacionadas a um Cliente.

• Clientes são cadastrados com seu Nome, CPF, Identidade, Endereço e Telefone. Clientes podem possuir mais de um telefone.

• Vendas envolvem produtos, sendo que para cada venda a quantidade vendida do produto deve ser registrada.

• Produtos possuem código, descrição, preço e quantidade em estoque.

3. Videolocadora

Uma videolocadora trabalha com o aluguel de DVDs, CDs e cartuchos de jogos. Todos os 3 tem um código , o titulo que o descreve e a categoria. Adicionalmente, os DVDs e os CDs possuem a sinopse e os artistas principais. Já os cartuchos de jogos, possuem adicionalmente apenas o nome do fabricante. A locadora empresta apenas para os clientes cadastrados. Nome, endereço, data de nascimento e telefones dos clientes ficam anotados em uma ficha junto com um código numérico sequencial atribuído ao cliente no momento do cadastro.

Cada cliente pode alugar um ou mais objetos de locação (DVD, CD ou Cartucho), sendo que cada um destes só pode ser alugado por apenas 1 cliente em um determinado momento (data). É interesse da locadora, entretanto, manter um histórico dos aluguéis já realizados, a fim de gerenciar o perfil dos seus clientes.

4. Eventos

A sua empresa de informática foi contatada por um cliente importante para desenvolver um site na Internet para um gerenciador de conteúdo de eventos culturais. Esta empresa irá centralizar neste website a informação de diversos eventos que ocorrem em todo o país. Os eventos podem ser a realização de shows musicais com bandas (ou cantores) nacionais e internacionais; partidas de um campeonato de algum esporte (futebol, vôlei, basquete, etc); apresentações de grupos de teatros; apresentações de grupos circenses; realização de convenções de empresas; congressos e simpósios específicos de alguma área do conhecimento.

Para cada evento é necessário manipular informações sobre o local, período, cidade e estado; a programação do evento (lembre-se que um evento pode ser de três dias e, em cada dia, podem ocorrer diversas atividades em diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com