TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE AUDITORIA

Pesquisas Acadêmicas: PROCESSO DE AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

PROCESSOS DE AUDITORIA

Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de avaliar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e estabelecidas previamente, se foram implementadas e se estão adequadas.

COLETA DE INFORMAÇÕES

Contato dos auditores com a empresa para solicitar documentos da qualidade e confrontar com as exigencias com base nas informações apartir delas são elaboradas as listas de verificações a serem empregadas na obtenção de evidencias ,confirmação dos parametros, processos, etc.

o auditor lider distribue as tarefas entre a equipe ,costrução da agenda de auditoria ,preparação dos documentos de trabalho.

PREPARAÇÃO

O planejamento e a programa de auditoria devem ser aprovados pelo cliente e comunicados aos auditores e auditados. Compõem-se de:

•O escopo de auditoria O escopo deve ser determinado de tal forma a corresponder às necessidades de informações da empresa auditada

•Objetivo da auditoria:pode ser conformidade de documentação(auditoria de adequação),ou conformidade de implantação(auditoria de conformidade)

• Identificação dos membros da equipe auditora; A cada auditor devem ser atribuídos elementos específicos do sistema de gestão da qua departamento funcional a ser auditado. Estas atribuições devem ser feitas pelo auditor consultar os auditores envolvidos e, necessariamente observando-se a independência dos auditores

ESCOLHAS DE DATAS E NOTIFICAÇÃO

Data e local em que a auditoria deve ser escolhidos pelos clientes : O cliente toma as decisões finais quanto ao locais e atividades organizacionais que devem ser auditadas dentro de um determinado período de tempo.Consiste da confirmação da realização da auditoria, conforme indicado na programação e visa evitar eventuais problemas de agenda entre auditores e auditados.Pode ser documentado através de envio de comunicado formal ou verbal. Cabe ao auditor-líder a decisão do método a ser usado para a notificação.

REUNIÃO DE ABERTURA

O propósito de uma reunião de abertura é:

• Apresentar os membros da equipe auditora à administração superior do auditado;

• Ratificar o escopo e os objetivos da auditoria;

• Apresentar um sumário sobre os métodos e procedimentos que serão usados durante a auditoria;

• Estabelecer os canais formais de comunicação entre a equipe auditora e o auditado;

• Confirmar a disponibilidade de recursos e meios necessários para a equipe auditora;

• Confirmar a duração, data e horário para a reunião final.

Roteiro para uma Reunião Inicial

1. Auditor-líder inicia reunião 2. Apresentar grupo auditor 3. Relembrar confidencialidade, acesso aos registros e instalações 4. Relembrar programação prévia 5. Referenciar norma usada 6. Definir não conformidades 7. Solicitar guias acompanhantes 8. Conhecer os horários do auditado 9. Agendar reunião final 10. Encerrar reunião 11. Iniciar as observações e a coleta de evidências objetivas

EXECUÇÃO DE AUDITORIA

As evidências objetivas devem ser coletadas através de entrevistas, exame de documentos e observações de atividades e condições nas áreas de interesse. As informações obtidas através de entrevistas devem ser comprovadas com informações relativas ao mesmo assunto de outras fontes independentes, tais como, observação física, medições e registros.A coleta de evidências objetivas é executada sempre na presença do auditado e com o acompanhamento do guia que também possui o papel de ratificar as observações feitas pelos auditores.Outro aspecto a ser considerado é a disponibilidade das ordens de serviços no setor auditado, se solicitar ao auditado que localize na documentação alguma informação necessária e considerar que a argumentação por parte do auditado justifica a ocorrência de não conformidades.

ANÁLISE DE EVIDÊNCIAS

Todas as observações feitas durante a auditoria devem ser documentadas. Depois de auditar todas as atividades, a equipe auditora deve analisar criticamente devem ser registradas como não-conformidades está documentado de modo claro e conciso e comprovado por evidências.

As não-conformidades devem ser identificadas em relação aos requisitos específicos da norma ou de outros documentos relacionados, segundo os quais a auditoria foi conduzida. As observações devem ser reavaliadas pelo auditor-líder juntamente com o auditado. Devem ser mantidos registros dos nomes, funções e datas dos auditados entrevistados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com