TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Recrutamento, Seleção, Análise Jurídica, Administração Remuneratória E Auditoria Na Expansão Da Empresa "Monte Seu Prato Delivery

Monografias: Processo De Recrutamento, Seleção, Análise Jurídica, Administração Remuneratória E Auditoria Na Expansão Da Empresa "Monte Seu Prato Delivery. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Análise de dados 4

2.1. Descrição do Cargo de Vendedor Externo 5

2.1.1. Formação necessária para ser Vendedor Externo 5

2.1.2. Formação Básica para Vendedor Externo 5

2.1.3. Remuneração média de vendedor externo 5

2.2. Descrição do Cargo de Vendedor Interno (Balconista) 6

2.2.1. Formação necessária para ser Vendedor Interno 6

2.2.2. Formação Básica para Vendedor Interno 6

2.2.3. Remuneração média de vendedor externo 6

3. Recrutamento e Seleção 6

4. Análise jurídica 10

5. Plano de Auditoria Interna 10

6. Referencias Bibliográficas: 12

7. Anexo 13

1. Introdução

A economia brasileira como um todo, vem passando por importantes transformações desde a década de 90. A abertura de mercado e a consolidação da inserção do país no processo de globalização ampliaram, de forma significativa, o dinamismo de nossa economia.

Nesse contexto, as empresas brasileiras vêm sendo forçadas a se adaptar e a rever suas estratégias competitivas e seus modelos de gestão.

Diante deste quadro, esta produção, tem o objetivo de apresentar, com base nos conteúdos apresentados nas disciplinas do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Recursos Humanos na UNOPAR, um plano de crescimento para a empresa fictícia Monte Seu Prato Delivery, a qual, supostamente, atua no ramo de entrega de comida caseira, com sede em São Paulo – SP, buscando o alcance de novos clientes.

Para realização do trabalho, foi necessário ir a campo conhecer as atividades desenvolvidas por tais profissionais. Assim o trabalho iniciou-se com entrevistas a empresários e funcionário de empresas de fornecimento de alimentação delivery no município de Cruz das Almas – BA, para identificação das atividades desenvolvidas no ramo. Este contato possibilitou identificar e descrever os cargos, o processo de seleção e as exigências necessárias para o desenvolvimento das funções.

Posterior ao trabalho no campo, foi realizada pesquisa bibliográfica de legislações que pudessem embasar as tomadas de decisões, considerando suas implicações legais. A pesquisa bibliográfica também serviu para embasar o estabelecimento de um plano de auditoria e, se necessário, as alterações no modelo administrativo/gerencial da empresa.

2. Análise de dados

A análise dos dados obtidos com a aplicação do questionário trouxe algumas contribuições que possibilitaram a construção da descrição dos Cargos de Vendedores Internos e Externos da empresa Doçurinha, trazendo destaque para as seguintes informações:

Os vendedores de forma geral estão satisfeitos com a profissão escolhida uma vez que tem remuneração superior ao mercado de trabalho em geral se comparada o nível de escolaridade que na maioria absoluta dos casos tem Nível Médio Completo e aqueles que têm Nível Superior, muito pouco quando nunca atuaram na sua área de formação, além disso, acrescentam se tratar de uma atividade prazerosa por envolver o contato com diversas pessoas durante a jornada de trabalho, além de realizarem as mais diversas atividades o que inviabiliza a existência de uma rotina monótona no seu processo diário.

A profissão de vendedor traz como um diferencial em relação a outras profissões o grande número de cursos e formações complementares, promovidos em sua grande maioria pelas indústrias dos produtos que são oferecidos pela empresa, permitindo assim uma constante reciclagem profissional e o mais importante, sem custos, o que é quase impossível em outros ramos de atividade.

Como desvantagem, a profissão traz a incerteza dos vencimentos a serem recebidos ao fim de cada mês, pois apesar da existência de metas e do empenho para o cumprimento das mesmas, estes profissionais estão sempre sujeitos as incertezas e instabilidades do mercado econômico, cada vez mais instável, além disso os vendedores externos estão na sua grande maioria sujeitos a empresas que de forma ilegal, descontam dos vencimentos a inadimplência mesmo sendo o setor financeiro o responsável pela análise e estabelecimento de crédito.

Após a aplicação de questionário e análise de dados, bem como a pesquisa de modelo de descrição de cargos em sites da internet e no material estudado ao longo desta unidade foi possível o desenvolvimento da seguinte descrição para os cargos de Vendedores externos e internos:

2.1. Descrição do Cargo de Vendedor Externo

Executar atividades relacionadas à venda no atacado dos produtos “Doçurinha”, planejando metas e estratégias de venda. Contatar, visitar e entrevistar clientes são atribuições do cargo, bem como demonstrar os nossos produtos, avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas. Orientar, informar e visitar clientes na pós-venda e, quando necessário acompanhar a entrega dos nossos produtos.

2.1.1. Formação necessária para ser Vendedor Externo

A atuação na área comercial não depende somente da experiência, mas também dos conhecimentos obtidos sobre a área por meio de uma atualização contínua. Os cursos oferecidos pelas instituições ou empresas serão aceitos como referencia. Desde que, esses cursos abordem temas como gerenciamento, técnicas de venda, informática, relações com o cliente, negociação, estatística e controle de qualidade.

2.1.2. Formação Básica para Vendedor Externo

Para ser Vendedor Externo, é necessário ter Ensino Médio completo.

2.1.3. Remuneração média de vendedor externo

Remuneração fixa (2 salários mínimos) + Remuneração variável (0,5% à 2,5% do valor da mercadoria após quitação da(s) fatura(s) pelo cliente)

2.2. Descrição do Cargo de Vendedor Interno (Balconista)

Vender mercadorias nas lojas físicas da Doçurinha, auxiliando os clientes na escolha. Registrar a entrada e saída das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com