TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?

Trabalho acadêmico: PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS – INET

CURSO: SERVIÇO SOCIAL – SSN0401

FICHAMENTO ANALÍTICO: A CATEGORIA MEDIAÇÃO E PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?

URUCARÁ/AM

2014

ANA MARIA PAES DE OLIVEIRA

FICHAMENTO ANALÍTICO: A CATEGORIA MEDIAÇÃO E PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: UMA RELÇÃO POSSIVEL?

Trabalho solicitado pelo Professor MSc. Stélio Rocha,como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina P.T.S.S.I.

URUCARÁ/AM

2014

HIPOTESE:

 O Serviço Social é considerado trabalho ou não?

ARGUMENTOS:

 Através da categoria mediação, é possível comprovar que o Serviço Social é trabalho, tendo em vista que tem um produto fruto da suaintervenção. Também é possível constatar que a profissão faz parte do processo detrabalho da instituição a qual pertence uma vez que possui matéria-prima e é capazde construir e reconstruir seu objeto no decorrer do processo; se utiliza de meios einstrumentos no processo interventivo e; tem uma finalidade na realização do seutrabalho.

Destarte, é possível compreender que mais do que comprovar que oserviço social é trabalho e, portanto faz parte dos processos de trabalho, écompreender que se direcionar através dos elementos constitutivos deste processoresulta na qualidade do trabalho prestado.

 É importante mencionar que desconsiderar o Serviço Social enquanto trabalho enfraquece a profissão e retoma a sua discussão sobre a refilantropização do serviço social, uma vez que de acordo com os estudos de Guerra (2000), é a compreensão do serviço social como trabalho que o insere enquanto profissional atuante nas políticas sociais e preconiza o início do rompimento com o assistencialismo e filantropia.

Consideramos que a profissão é partícipe dos processos de trabalho uma vez que tem matéria-prima, finalidade e meios de trabalho, e seu trabalho resulta num produto, para tanto, é trabalho.

COMENTARIO PESSOAL:

 Diante de uma das maiores discussões contemporâneas à cerca da profissão permeia a polêmica quanto o Serviço Social ser considerado trabalho ou não. Pois o Serviço Social não é trabalho se tomar como referência a concepção marxiana do que é trabalho, isto é, enquanto produtor direto de mais-valia absoluta.

Quanto essa polêmica , preliminarmente entendemos que o que está em discussão não é a profissão em si, mas a atividade que o assistente social desenvolve em seus múltiplos espaços de inserção profissional.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com