TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO SELETIVO

Monografias: PROCESSO SELETIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5

CONCLUSÃO..................................................................................................7

REFERÊNCIAS................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Escolher o profissional mais adequado e apropriado para a sua organização não é tarefa fácil. Selecionar um novo colaborador para a equipe requer tempo e um bom olhar, que deve ser treinado para reduzir a incerteza do processo seletivo.

DESENVOLVIMENTO

O mercado está repleto de profissionais e… com tanta oferta disponível, fazer um processo seletivo eficaz, requer maior atenção e cuidado na análise. Está cada vez mais difícil escolher um entre tantos candidatos, isso porque ter muitos candidatos não significa necessariamente ter candidatos qualificados e que estejam de acordo com o que a organização está buscando.

Identificar os bons candidatos, comparar suas habilidades com os requerimentos da função e os objetivos da organização, requer o desenvolvimento de um processo seletivo cuidadoso.

O que vai garantir uma boa decisão são os critérios e metodologias utilizados. Analisar as atitudes e reações dos candidatos às situações críticas do trabalho é uma ótima forma para observar o perfil do candidato. Algumas empresas ainda perdem tempo analisando apenas as últimas experiências e a formação, considerado as escolas de primeira linha como sendo fundamental. Essas informações já estão no currículo, não é preciso perguntar.

Erra quem elabora uma entrevista onde o candidato responde apenas sim ou não. É preciso analisar com calma, pensar e fazer o candidato pensar e demonstrar reações ao longo da entrevista.

Use um processo de seleção por competências para conseguir analisar alguns quesitos, como: quais são as atitudes do candidato, como ele costuma reagir, como ele pensa em relação a uma determinada situação, ou o que o levou a agir daquela maneira. Dessa forma é possível evitar discursos prontos e provocar maior envolvimento do candidato durante o processo seletivo, fazendo com que ele se apresente como de fato ele realmente é.

Se você estiver entrevistando e perceber que existe contradição, volte a falar sobre o assunto em outro momento do processo seletivo. Para contar sobre si mesmo não existe preparação, o candidato deve se mostrar espontâneo e verdadeiro, o que facilita a vida do recrutador que vai conseguir identificar facilmente se a história é uma experiência real ou não.

DICAS:

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com