TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS SAGRADOS

Relatório de pesquisa: PRODUTOS SAGRADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

AS COMIDAS SAGRADAS

Comida ritual, nas religiões são as comidas específicas de cada Orixá, cujo preparo requer um verdadeiro ritual. Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas. As diferenças existem nos nomes dos pratos, nos nomes das comidas e iguarias, nas rezas pois são línguas e costumes diferentes, também é diferente o modo do preparo e os recipientes onde serão colocadas as comidas para a oferta. O acarajé é uma comida sagrada que passou a ser consumida e vendida nas ruas para todas as pessoas. No fundo, o sagrado come o que os homens comem. No candomblé, a cozinha é um templo, é um espaço sagrado e cheio de interdições. Oxalá, por exemplo, é um orixá cheio de tabus. Tem, uma cozinha exclusiva, onde não entram dendê nem sal. Com isso se pode dizer que o alimento é simbolo da sociedade humana e sobre natural.

Os principais pratos do batuque são:

acaçá - oferecido a Oxalá. Milho de canjica.

Acarajê - É um bolinho de feijão frito em azeite de dendê. Para Oxum é necessário descacar o feijão. Para que soltasse a casca deixavam de molho por alguns dias.

Podem ser oferecidos para humanos quanto aos orixás.

Alelé (ou olelé) - é a mesma massa do acarajé só que cozido no vaporenrolada na folha de bananeira. Oferecido a Oxum.

Amalá - é um pirão de farinha de mandioca com ensopado de carne bovina com folhas de mostarda, podendo ser feito com camarão e galinha. Dependendo do orixá que será oferecido. O amalá pode ser oferecido para os deuses quanto para os humanos.

Aorô - massa de acarajé que se leva ao forno em forma de bolinho. depois de assado são moidos, adicionado dendê, sal e por cima folha de couve picadas Há pessoas que oferecem a Oxum, enquanto outras dizem que são para eguns.

Atã - há dois tipos: água com gotas de limão, em garrafinhas decoradas e uma salada de frutas com xarope de framboesa água e açucar, eram oferecidos no final das festa de rituais

Ecó - Há varios tipos e para varias entidades, nenhum deles oferecidos às pessoas.

Nhálas ou nhélas - comidas exclusivas dos orixás e dos eguns. Fritam as asas e as penas das aves sacrificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com