TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CHARGES ENQUANTO DOCUMENTO HISTÓRICO

Monografias: PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CHARGES ENQUANTO DOCUMENTO HISTÓRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL

PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CHARGES ENQUANTO DOCUMENTO HISTÓRICO

Palmares-PE

2012

Trabalho cadastrado com sucesso! Anote seu número de protocolo: 78075033

PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CHARGES ENQUANTO DOCUMENTO HISTÓRICO

Portfólio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota das disciplinas componentes do módulo IV de Especialista em História Social.

Orientadores: Fábio; Fabiane; Reinaldo.

Palmares-PE

2012

PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CHARGES ENQUANTO DOCUMENTO HISTÓRICO

Este trabalho objetiva contextualizar as charges abaixo, no período da Guerra Fria e da Ditadura Militar. Tem-se aí, uma charge representando a disseminação do comunismo pelo mundo, visto que na década de 30 o comunismo já perpassava a China, Ásia, Cuba e percorrida todo o mundo.

Na época, a União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Os Estados unidos, a outra potência mundial, defendiam a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

A segunda charge ta aí uma grande violação dos direitos humanos, soldados, militares, civis mortos e torturados durante a guerra em defesa do seu país e até hoje se encontra arquivados e nunca abertos documentos e registros que comprovam, conclui, encerram (se assim posso dizer) a jornada do ser, do soldado, do homem brasileiro.

A bomba atômica, Inglaterra, Estados Unidos e Russa; os três países formadores da força maior. EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com