TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL: Interdisciplinar I

Monografias: PRODUÇÃO TEXTUAL: Interdisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um estudo das funções do administrador, apresentando informações das disciplinas de estatística, custos, contabilidade e direito do trabalho.

A partir desse estudo o objetivo é identificar a importância das ferramentas que cada uma dessas disciplinas apresenta, destacando a importância de cada uma para o administrador.

2 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR I

Variáveis são itens levantados para realizar uma pesquisa, difere em muitos aspectos, principalmente no papel que a elas é dado em uma pesquisa e na forma como podem ser medidas. As variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas; Qualitativas apresenta valores a uma qualidade dos indivíduos pesquisados, a quantitativa os valores são números, podendo ser discretas (números inteiros) ou contínuas (números reais).

A amostragem é a técnica para obter uma amostra (parte) de uma população. Uma população, por sua vez, é um conjunto de elementos que possuem algumas características em comum. A coleta de uma amostra faz-se necessária quando se pretende saber informações sobre a população em estudo. O levantamento por amostragem apresenta algumas vantagens em relação ao levantamento de toda a população. A amostragem implica em custo menor e resultado em menor tempo. Há casos em que só a amostragem é conveniente, como testes de resistência de materiais.

Para realizar um levantamento de amostral é importante; ter bem claro os objetivos com bastante certeza, a fim de evitar dúvidas; definir a população que será amostrada; escolher variáveis a serem observadas; identificar o grau de precisão desejado; escolher instrumentos de medidas e forma de abordagem; escolher unidade amostral; executar um pré-teste, identificando possíveis dúvidas e erros; por fim selecionar a amostra.

A amostragem é dita como probabilística quando cada unidade amostral na população tem uma probabilidade de pertencer à amostra. Essa probabilidade é conhecida e diferente de zero. De outra forma, a amostragem é dita não-probabilística. A amostragem probabilística possibilita maiores inferências sobre a população estudada do que a amostragem não-probabilística. A amostragem probabilística pode ser simples, estratificada, sistemática, por conglomerados entre outras.

Um processo de amostragem pode gerar várias possíveis amostras, das quais somente uma é utilizada. Cada uma dessas possíveis amostras forneceria uma determinada estimativa do valor médio da população. A variabilidade que seria encontrada se todas as possíveis amostras fossem observadas é medida pelo respectivo desvio padrão do estimador proposto. A precisão de um processo de amostragem é dada pelo inverso desse desvio padrão; assim, quanto menor a variabilidade em torno da média das possíveis amostras, maior a precisão. Em geral, aumentando-se o tamanho da amostra, aumenta-se a precisão.

A estatística é fundamental nas organizações, principalmente as maiores empresas são fundamentais os conhecimentos estatísticos para o administrador tomar decisões com mais objetividade e clareza. Um relatório estatístico pode identificar futuros erros para a empresa ou futuros ganhos.

As empresas estão cada vez mais concorrentes uma das outras e a organização que trazer o seu diferencial pode conquistar o cliente, para isso é necessário um trabalho conjunto dentro da organização. A análise de custo é uma das áreas fundamentais dentro da empresa, tendo como funções básicas; controle e tomada de decisões, dentro deste contexto pode auxiliar empresas a criar uma vantagem competitiva. Segundo Oliveira (2005) “vantagem competitiva: identifica os produtos e os mercados para os quais a empresa está, realmente, capacitada para atuar, de forma diferenciada”. Os dados de custos são usados para desenvolver estratégias superiores com o objetivo de obter uma vantagem competitiva, criando um valor melhor para o cliente por um custo igual ou inferior aquele oferecido pelos competidores.

Para Santos (1990) “O controle dos custos representa o cérebro ou o pulmão ou o coração ou o espírito sem o qual uma entidade não sobreviverá”. Sendo assim qualquer atividade que manipule valores está sujeita ao controle dos custos, desde o pequeno agricultor, o microempresário e as grandes empresas necessitam de controle de custos.

Conforme Costa (2001) “A organização deverá ter suas estratégias alinhadas em todas as atividades de valor, inclusive com a sua estrutura de custos, sendo considerado fundamental para a análise de custos sob a abordagem da contabilidade estratégica, a identificação da cadeia de valor e dos fatores determinantes de custos que explicam as variações de custos da organização e das entidades que compõem a cadeia de valor, bem como de seus principais concorrentes”.

Conforme Shank, Govindarajan (1997) “cadeia de valor de qualquer empresa em qualquer setor é o conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e até o produto final entregue nas mãos de consumidor”.

A contabilidade tem objetivos bem definidos, tem como função registrar, demonstrar, classificar, analisar e auditar todos os acontecimentos que acontecem no patrimônio das entidades, com o objetivo de fornecer informações, para a tomada de decisão de seus administradores.

Abreu (2006, p. 1) afirma que a origem da Contabilidade vem desde a Pré- História. Naquela época, o registro da quantidade de animais possuídos era feito pela associação do número de animais com uma determinada quantidade de pedras. O indivíduo pré-histórico sustentava em suas mãos uma pedra para cada animal no qual era levada ao pastoreio. Ao recuar, observava se a quantidade de pedras conferia com a de animais, podendo, verificar se algum animal teria se perdido. Com isso, pode-se afirmar que a Contabilidade é considerada tão ou mais antiga que a matemática.

A Administração e Contabilidade são informações que se completam. A contabilidade proporciona aos gestores e também aos usuários externos uma visão geral da organização, servindo de ligação entre os sistemas de informação, como marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e produção. Nele as informações produzidas pelos outros sistemas são expressas entre termos financeiros, tornando possível desenvolver uma estratégia para atingir os objetivos do empreendimento. Trabalhando junto, o contador e o administrador, fazem parte de uma atividade onde o trabalho do administrador depende do contador, pois o mesmo gera todos os conhecimentos necessários para o planejamento da empresa, visando à melhoria contínua de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com