TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM

Pesquisas Acadêmicas: PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Profissionais da enfermagem devem exercer a profissão de modo ético e respeitoso, esmerando-se para oferecer ao paciente e a sua família o melhor cuidado possível, que atenda ás suas necessidades de saúde, respeitando seus valores e suas crenças pessoais, para alcançar a recuperação de agravos, o alívio do sofrimento e a promoção da saúde.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) (2007) descreve que enfermagem é uma profissão regulamentada pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), que orienta seu modo de agir de acordo com princípios estabelecidos, comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, de sua família e da coletividade.

Uma das definições sobre erro humano postula que é o “uso não intencional de um plano incorreto para alcançar um objetivo ou a não execução a contento de uma ação planejada” (Konh ET AL.,2000)

Uma das características do erro, portanto, é a não intencionalidade. Condutas premeditadamente imprudentes,imperitas e negligentes não decorrem de erros, mas resultam em ações ou planos incorretos.

Erros em saúde são atos não intencionais que resultam de falhas humanas e têm eminentemente sua causa no sistema de atendimento.

Erro humano é a terceira causa de morte em países desenvolvidos e diante de tal problemática muitas pesquisas foram e têm sido realizadas com o objetivo de conhecer as possíveis causas de sua ocorrência nas instituições de saúde.

Quando ocorre um erro em uma instituição, valores morais e éticos são colocados a prova. Ao revelar que errou, o profissional se depara com questões que envolvem sanções pessoais, com sentimentos de culpa,medo e vergonha; jurídicas pela possibilidade de condenação legal; morais e éticas, em virtude da critica de seus pares e da sociedade(Barreto e Kuramoto,2006)

Cada sociedade tem seus valores morais e éticos e estes são repassados aos que ela pertencem. Ética e Moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais,são considerados valores e obrigações para conduta de seus membros.

Atualmente, reconhecem-se três categorias profissionais em enfermagem- Enfermeiros,Técnicos e Auxiliares, cada um deles com seus níveis de capacitação técnica e atribuições definidos pela Lei n.7.498/86 (Cofen,1986)

No Brasil, enfermagem é uma categoria com aproximadamente 1.500.000 profissionais,sendo composta por 44% de técnicos de enfermagem, seguida por 41% de auxiliares de enfermagem e, em menor proporção, 15% de enfermeiros (Cofen,2007).

Enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, para atuar nessa área, devem ter consciência ética de suas ações, acompanhar a evolução dos conhecimentos científicos e ser responsáveis por si e por outros, como verdadeiros membros de uma equipe,mantendo-se atualizados, especialmente quanto as responsabilidades legais da profissão.(Murta e Garcia,2006)

O profissional dessa área deve estar preocupado em oferecer assistência qualificada,reunindo princípios práticos da profissão e valorizando a autonomia do cliente e seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com