TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Postura Do Profissional De Enfermagem Frente A Doença

Dissertações: Postura Do Profissional De Enfermagem Frente A Doença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 2

O exercício da enfermagem compreende o cuidado ao ser humano nas suas dimensões biológica e sociocultural, considerando o contexto no qual o indivíduo está inserido. Dessa forma, prestar assistência de enfermagem exige do profissional ética e postura adequada a cada situação.

Em virtude do acelerado processo técnico e científico no contexto da saúde, a dignidade da pessoa humana, parece ser distanciada para um segundo plano. A doença, muitas vezes, passou a ser o objeto do saber reconhecido cientificamente, distanciado do ser que a abriga e no qual ela se desenvolve. Também, os profissionais de enfermagem parecem gradativamente desumanizar-se, favorecendo a desumanização de sua prática. Desse modo, a ética, por enfatizar os valores, os deveres e direitos, o modo como os sujeitos se conduzem nas relações, constitui-se numa dimensão fundamental para a humanização dando o devido valor ao outro, reconhecendo a sua integralidade, o seu sofrimento, as suas necessidades e as suas expectativas. Trata-se de um compromisso ético do profissional de enfermagem, além de uma positiva possibilidade de fortalecer os elos afetivos com pacientes e familiares acompanhantes.

A humanização, então, requer um processo reflexivo acerca dos valores e princípios que guiam o prático profissional, além de um tratamento e cuidado digno, solidário e acolhedor por parte dos profissionais da enfermagem ao seu principal objeto de trabalho (o doente/ser fragilizado), uma nova postura ética que permeie todas as atividades profissionais e processos de trabalho institucionais.

Nessa perspectiva, cabe ao profissional de enfermagem possuir uma visão mais holística do ser humano, o que permite reconhecer suas próprias responsabilidades e deveres para com o outro, orientando de forma ética seus comportamentos. Além disso, é fundamental uma postura profissional, que não se aplica apenas à postura corporal, mas a atitude social que se encaixa dentro da postura moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com