TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFISSÃO CONTÁBIL: ESTUDO DE SUAS CARACTERÍSTICAS.

Trabalho Escolar: PROFISSÃO CONTÁBIL: ESTUDO DE SUAS CARACTERÍSTICAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  4.177 Palavras (17 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 17

PROFISSÃO CONTÁBIL: ESTUDO DE SUAS CARACTERÍSTICAS.

Acadêmicos

Cleyciane Portela da Silva

Érika Bentes da Costa

Gilciane da Silva Santos

Mary Jane Gomes de Oliveira

Raimunda Nonata Freitas Guimarães

Professor-Tutor Externo: Ananias Francisco dos Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (CTB-0199) – Prática do Módulo I

05/07/2014

RESUMO

Com a globalização, o avanço tecnológico e a posição de destaque do Brasil no cenário econômico e social, a contabilidade vem ocupando um papel de grande importância, exigindo melhor preparação dos profissionais contábeis. Assim, este paper tem o objetivo de desenvolver um estudo bibliográfico da profissão contábil, desde as origens até as suas conquistas atuais no contexto econômico, descrevendo a história da contabilidade e sua evolução, assim como a evolução do profissional contábil, delineando o perfil deste profissional e sua importância na economia brasileira, caracterizando a sua formação, seu campo de atuação, e os órgãos fiscalizadores da classe. Conclui-se, com os dados que a presença da contabilidade já se fazia notar no Brasil desde o início da sua colonização, passando por grandes transformações até os dias atuais, exigindo do profissional contábil adequação frente aos novos desafios de um mercado altamente competitivo, pelo avanço tecnológico e a internacionalização da economia.

Palavras-chave: Contabilidade, Contador e Profissão Contábil.

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, existe desde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens, quais sejam: rebanhos, ferramentas de trabalho e tudo mais que ia surgindo para satisfazer suas necessidades. Desde então, a contabilidade, antes de forma rudimentar, não-sistematizada, foi evoluindo, adquirindo normas até chegar à dinâmica de controle atual. Desse modo, os conceitos variados possibilitam desenvolver com mais critério e brevidade, a aplicação dessa ciência nos mais diversos estilos e modalidades, adaptando-a cada um.

Essa ciência foi ganhando espaço no cenário econômico brasileiro, na medida em que foi exigido maior controle sobre o patrimônio e como consequência foram criados princípios e normas técnicas, para que essa ciência no seu aspecto profissional acompanhasse os avanços do contexto sócio-econômico e financeiro nas suas funções de controle e orientação da atividade contábil.

Assim, a presente pesquisa busca diagnosticar a realidade da profissão contábil e a relevância no aspecto social e econômico brasileiro, no qual suas funções não se restringem mais aos aspectos meramente fiscais e tributários, sendo o profissional indicado para assumir a controladoria das organizações, em posto de comando e responsável por desenvolver e gerenciar um sistema de informações financeiras, econômicas, patrimoniais e de produtividade que auxiliam o processo decisório dos empreendimentos.

Desta forma, o paper é caracterizado por um estudo bibliográfico e tem o objetivo de desenvolver uma análise da profissão contábil, desde a sua história até as suas conquistas no cenário econômico do país; quanto aos objetivos específicos, descreve-se a história da contabilidade e sua evolução; assim como do profissional contábil no Brasil; delineando o perfil da profissional e a sua importância, a formação e o campo de atuação do mesmo; à regulamentação da profissão e atribuição dos contabilistas, bem como as principais mudanças no decorrer dos anos à adaptação a realidade exigida pelo contexto do país.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 - O conceito de contabilidade

A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

Portanto, a importância de se registrar as transações de uma organização é proveniente de uma série de fatores, como por exemplo: devido ao dinamismo das empresas, com mudança dos seus dirigentes e do pessoal que as opera; a necessidade de comprovar, com registros e documentos, a veracidade das transações ocorridas; a possibilidade de reconstituir, com detalhes as transações ocorridas; a necessidade de registrar as dívidas contraídas, os bens adquiridos, ou o capital que os proprietários investiram no negócio, além de informar os reflexos que as transações provocam na situação econômico-financeira da empresa para que os diversos interessados em seu passado, presente ou futuro tenham conhecimento do seu progresso, estagnação ou retrocesso.

Para Ribeiro (1996, p. 14), “ A contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanentemente do Patrimônio da empresa”. Portanto, sua finalidade é fornecer informações sobre o patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitará as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, quanto por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

2.2 - Histórico da profissão contábil no Brasil

Com a evolução da contabilidade, houve a necessidade de um profissional com conhecimentos científicos, de ordem superior, competente e gabaritado para dominar a contabilidade, e este se tornou o cientista do patrimônio, sendo ele o contador, indispensável nos dias atuais.

Mas, a presença de profissionais de contabilidade já se fazia notar no Brasil desde o início de sua colonização. Em 1549 ocorreu a primeira nomeação feita por D. João III para contador geral e guarda-livros. Contudo, somente em 1770, quando Dom José, rei de Portugal, expede Carta de Lei a todos os domínios lusitanos (incluindo o Brasil), quando então, surge à primeira regulamentação da profissão contábil no país (COELHO, 2000).

Na regulamentação, fica estabelecida a necessidade de matrícula de todos os guarda-livros na Junta do Comércio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com