TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFUNCIONÁRIO - MÓDULO XV

Dissertações: PROFUNCIONÁRIO - MÓDULO XV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 2

Módulo 15 – Administração de materiais

Unidade 1 – Compreendendo alguns conceitos

A administração é um processo racional de manutenção e controle sobre um determinado grupo.

A gestão tem que ter participação efetiva das pessoas envolvidas nos processos decisivos. Na escola tem haver com a democratização do processo pedagógico, já falado anteriormente.

A autonomia é a principal característica da administração pública, administrar com independência, liberdade e responsabilidade.

Nas escolas os conselhos escolares são de extrema importância para que a administração, a gestão e autonomia ocorram de forma uniforme.

Unidade 2 – Aquisição de materiais

A aquisição de materiais se dá através de processos licitatórios, que são “um conjunto de procedimentos administrativos que a administração pública deve seguir para a aquisição, alienação de bens e contratação de serviços”.

No caso das escolas a aquisição de materiais acontece quando a Secretaria de Educação repassa para as escolas materiais comprados, quando recebe o PDDE e através de eventos, promoções realizadas pela equipe gestora ou até mesmo fruto de doações de terceiros.

Unidade 3 – A organização dos espaços na administração de materiais

A organização necessita ter todos os espaços para que a escola funcione da melhor forma, como pátio, salas de aula, banheiros, cozinha, quadra de esporte, secretaria, diretoria e é para isso que os gestores batalham para a escola recebe todos os recursos possíveis.

Cada funcionário nessa organização tem que ficar responsável pelo seu setor e o diretor fiscaliza se essa organização é feita.

O registro de bens que inclui um inventário patrimonial que deve ser feito anualmente, no nosso município quem fica responsável por este trabalho é um setor da prefeitura, chamada patrimônio, onde o funcionário responsável vai a escolas faz o levantamento de todos os bens e recolhe os bens que por ventura não funcione mais, contando com a ajuda dos funcionários da escola.

Unidade 4 – Gestão Pedagógica dos materiais

A Gestão pedagógica é a organização de tudo que diz respeito a uma determinada escola. Desde a organização do almoxarifado até de como é a coleta de lixo.

É ai que todos que tem que pensar que mesmo o material do trabalho e o patrimônio tem que ser usados de forma consciente, sem desperdício, como se fosse na nossa casa.

No caso da secretaria da escola esse cuidado pode ser feito dentro da sua sala de trabalho e terminar em ideias para outros setores e fiscalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com