TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFUNCIONÁRIOS MODULO 10

Trabalho Escolar: PROFUNCIONÁRIOS MODULO 10. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  1.586 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade X: Trabalho Escolar e Teorias Administrativas

COMPREENDENDO SOBRE A

ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO

Nesta Unidade: Trabalho Escolar e Teorias Administrativas, tive a oportunidade de enten-der mais afundo a Estrutura da Educação e nesse memorial abordei sobre as concepções do papel da escola dentro do conceito social. Sobre as organizações, como surgiu, como se dividem, o papel de-las dentro da sociedade moderna e fazendo jus à unidade, abordei sobre as Teorias Administrativas, seus criadores, as idéias a respeito de como se dá a organização e funcionamento do trabalho na so-ciedade.

No relato apresento também sobre as políticas de planejamento da escola, problemas rela-cionados com o planejamento, como se dá o planejamento e organização escolar atualmente bem como os princípios da administração escolar e sobre a importância da ética no trabalho, enfatizando a maneira correta de atuar profissionalmente.

A educação é gerada de acordo a suprir as necessidades sociais da sociedade, portanto ca-da escola tem sua própria identidade. A educação veio ao longo dos anos sofrendo influencias capi-talistas, e se arrastando até os anos de 1980. Com as transformações políticas, econômicas, tecnoló-gicas e sociais, foi necessário um pensar pedagógico diferente, mais abrangente onde prepara o in-dividuo para que possa exercer a cidadania, possa desencadear transformações sociais, possa ser pessoa crítica.

Na unidade II – vimos que nas escolas a pratica educacional deve ser desempenhada de ma-neira coletiva, para que a sua função social seja cumprida. O homem é social, portanto, necessita socializar-se, é limitado, portanto, precisa cooperar com seus pares. Dessas necessidades surgiram as organizações. Com o desenvolvimento e o progresso, o homem se viu na necessidade de se organizar para controle tanto de bens próprios, como desenvolver organizações políticas para administração do Estado.

Nos últimos séculos, com as grandes mudanças e transformações em todos as instancias, o homem sentiu que precisava buscar soluções coletivas para seus problemas. Surgindo então as grandes organizações sistematizadas onde interagem com outros sistemas de maneira complexa. As organizações podem ser classificadas como: coercitivas, utilitárias, Voluntárias. Visto que, a escola é uma organização onde fornece seus serviços ao público, esse fazer deve ser desempenhado de modo ético e transparente.

O que difere a escola das demais organizações é o fato de que o fazer da escola em toda sua amplitude é voltado ao pedagógico, seu planejamento é construído a cada momento onde está vol-tada a formação do individuo. Já a administração é voltada ao lucro, a produtividade, ao capital da empresa. O homem era considerado como máquina. Com estamos vivendo num período de acelera-das mudanças e transformações, há uma exigência de novas formas de administração, onde haja fle-xibilidade, para que possa ser transformado e adaptado a nova circunstancia, e estarem sistematica-mente ajustadas às condições ambientais.

A escola veio caminhando sempre a influencia administrativa; onde passou a ser conservadora, de-mocrática e gerencial, essas influencias deixou a educação muito a desejar. Com a organização da sociedade em busca de melhorias e uma educação de qualidade, voltada à formação integral do alu-no surgiram às políticas educacionais, com o objetivo de atenderem as necessidades do povo, e so-lucionar os problemas educacionais, como analfabetismo, avaliação da educação básica e educação superior.

Discutimos que o planejamento é um meio eficiente para execução de uma proposta. Temos no Pla-nejamento Educacional – políticas de governos para melhoria da educação. O planejamento curricu-lar onde a escola sistematiza a dinâmica da ação escolar.

-Planejamento Escolar – É o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão e decisões sobre a sua organização, o funcionamento e a proposta pedagógica, ou seja, é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

-Planejamento de Ensino – É o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no coti-diano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.

-Plano – É o planejamento colocado no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com