TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Por:   •  7/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.438 Palavras (26 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 26

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

“PPRA”

POMBAL CONSTRUTORA E LOCADORA EIRELI

COMPLEXO FOTOVOLTAICO ANGICO E MALTA

NOVEMBRO/2018

  1. INTRODUÇÃO

A Norma Regulamentadora de número 09 (NR-9), texto aprovado pela Portaria SSMT nº 25, de 29 de dezembro de 1994, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA visa à prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais de trabalho, existentes na empresa, que podem ser identificados e mensurados, definindo ações para atenuá-los, extingui-los ou mantê-los sob controle.

Este programa foi elaborado com as diretrizes da nova redação já mencionada anteriormente e nele estão descritas informações sobre: características de cada setor do estabelecimento, máquinas e equipamentos instalados, funções exercidas e trabalhadores expostos, características das atividades desenvolvidas, medidas de controle e proteção utilizadas, reconhecimento e avaliações dos riscos ambientais existentes, bem como, observações e recomendações pertinentes.

Como previsto na NR 09, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA possuirá, no mínimo, a seguinte estrutura:

  • Planejamento anual com informações sobre metas, prioridades e cronograma;
  • Estratégia e metodologia de ação;
  • Forma de registro, manutenção e divulgação dos dados;
  • Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do Programa.

A partir de uma decisão administrativa da empresa POMBAL CONSTRUTORA E LOCADORA EIRELI, o desenvolvimento, elaboração deste PPRA estão sob responsabilidade do Engenharia de Segurança do Trabalho, Sr. Pierre Alexandre Travasso de Oliveira.

Este PPRA possui validade de 01 (um) ano (Novembro de 2018 á Novembro de 2019), quando então deverá passar por processo de reavaliação.

As ações previstas neste documento-base serão desenvolvidas no âmbito da POMBAL CONSTRUTORA E LOCADORA EIRELI, sob responsabilidade dos empregadores, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle das atividades desenvolvidas na mesma.

  1. OBJETIVO

O desenvolvimento e aplicação de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais em qualquer instituição que admite trabalhadores como empregados, como o estabelecido do caput da norma regulamentadora de número 9, tem por objetivo a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. A construção deste está pautada pela antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente, e posterior, controle da ocorrência dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

           É importante destacar que junto a este objetivo principal caminha a busca pela verificação e mensuração de como as atividades produtivas e/ou comerciais influenciam o meio natural, seus recursos e o ambiente como um todo. Tais apontamentos oriundos do Plano devem ser confrontados com os parâmetros bases, no que diz respeito à confiabilidade dos níveis e dos riscos ambientas proporcionados pelas atividades.

Através da implantação do PPRA a empresa constrói seu panorama de estudos e análises acerca da preservação da saúde e da integridade física de seus colaboradores. Estes elementos são todos construídos a partir do que está disposto nas Normas Regulamentadoras e das Legislações Previdenciárias, assinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os panoramas de estudo acima mencionados são relativos à observação das atividades desenvolvidas pelos empregadores no exercício de todas as suas funções e ou atividades, determinando se os mesmos estiveram expostos a agentes nocivos, com potencialidade de causar prejuízo à saúde ou a sua integridade física.

Finalmente, também é elencado como objetivo da construção do PPRA, em qualquer empresa e em especial na, POMBAL CONSTRUTORA E LOCADORA EIRELI, a inspeção e o colhimento de informações verídicas dos ambientes de operação dos trabalhadores. Neste ramo de compra, armazenagem e venda de produtos de consumo diretos é ainda mais imprescindível à busca pela resolução dos problemas ambientais. Estes elementos de busca são capazes de promover os levantamentos necessários para futuras intervenções que promoverão melhorias no padrão de qualidade dos produtos oferecidos e na qualidade de vida dos colaboradores desta corporação.

  1. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

DADOS DA EMPRESA

POMBAL CONSTRUTORA E LOCADORA EIRELI

CNPJ: 19.493.224/0001-00

IE:

ENDEREÇO: R MONS. VALERIANO

CEP: 58.840-000

BAIRRO: CENTRO

CIDADE: POMBAL

UF: PARAÍBA

C.N.A. E: 41.20-4-00

DESCRIÇÃO: CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

GRAU DE RISCO: 03

DADOS DA CONTRATANTE

CONSTRUTORA MD EIRELI

CNPJ: 27.089.587/0001-03

IE:

ENDEREÇO: R DA PAZ, 1411, SALA A

CEP: 62.800-000

BAIRRO: VARZEA DA MATRIZ

CIDADE: ARACATI

UF: CE

C.N.A. E: 41.20-4-00

DESCRIÇÃO: CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

DADOS DA CONTRATANTE FINAL

WEG EQUIPAMENTOS ELETRICOS S/A

CNPJ: 07.175.725/0004-02

IE: 255083548 -SC

ENDEREÇO: RUA ROSA ORSI DALCOQUIO, Nº 100.

CEP: 88.311-720

BAIRRO: CORDEIRO

CIDADE: ITAJAIR

UF: SC

C.N.A. E: 27.10-4-02

DESCRIÇÃO: FRACRIAÇÃO DE TRASFORMADORES, INDUTORES, CONVERSORES, SINCRONIZADORES E SEMELHANTES, PEÇAS E ACESSÓRIOS.

LOCAL DA OBRA

CNPJ:

IE:

ENDEREÇO:

CEP:

BAIRRO:

CIDADE:

UF:

C.N.A.E:

DESCRIÇÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (398.9 Kb)   docx (490.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com