TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

Tese: PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Esta atividade é importante para conhecermos os conceitos aplicados na Programação Estruturada. São trabalhados os conceitos de Desenvolvimento de Algoritmos e Estruturas de Controle.

A programação estruturada é uma forma de programação de computadores que estabelece uma disciplina de desenvolvimento de algoritmos, independentemente da sua complexidade e da linguagem de programação na qual será codificado, que facilita a compreensão da solução através de um número restrito de mecanismos de codificação.

Na programação estruturada o "método dos refinamentos sucessivos" é uma "sistemática" de abordagem útil no projeto detalhado e na implementação de softwares. Partindo-se de um dado problema, para qual se deseja encontrar um programa de solução, deve-se procurar subdividi-lo em problemas menores e consequentemente de solução mais simples (dividir para conquistar). Alguns destes problemas menores (subproblemas) terão solução imediata (na forma de um subprograma) e outros não. Os subproblemas para os quais não for possível encontrar uma solução direta devem ser novamente subdivididos. Assim, o processo é repetido até que se consiga encontrar um subprograma para solucionar cada um dos subproblemas definidos. Então, o programa de solução do problema original será composto pela justaposição dos subprogramas usados para solucionar cada um dos subproblemas em que o problema original foi decomposto.

RELATÓRIO 2

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 01 (Aluno):

1. Fazer a leitura individual de: Introdução à Programação de Computadores para Cursos de Engenharia e de Automação. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QMnFjLXd4OHZ3V28/preview>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios do Desenvolvimento de Algoritmos e Estruturas de Controle.

2. Fazer a leitura individual dos capítulos 2: Operadores, 3: Laços e 4: Comandos de Decisão do livro texto da disciplina de Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 27 a 105) focando a leitura em Definição dos Operadores, Comandos de Desvio de Fluxo e Repetição Condicional.

PASSO 02 (Equipe):

Fazer a discussão do conteúdo do texto lido, e registrar as informações pertinentes que serão utilizadas para produzir relatório com programas e análises de qualidade e complexidade, com destaque para:

• Desenvolvimento de Algoritmo utilizando a Linguagem C.

• Aplicação dos conceitos de Estrutura de Controle para análise de condições.

• Desenvolvimento de Laços de Repetição.

• Desenvolvimento de Algoritmo utilizando a Linguagem C:

Ao desenvolver um algoritmo usando como uma ferramenta genérica para representar a solução de tarefas independente do desejo de automatizá-las, estaremos associando processamento eletrônico de dados, onde representa o rascunho para programas(Software). Servirá como modelo para programas, pois sua linguagem é intermediária à linguagem humana e as linguagens de programação, sendo então, uma boa ferramenta na validação da lógica de tarefas a serem automatizadas. Desenvolver um algoritmo é realizar uma receita para um processo computacional que consista em uma série de operações primitivas, interconectadas devidamente, sobre um conjunto de objetos. Os objetos manipulados por essas receitas são as variáveis.

No desenvolvimento de um projeto, quanto mais tarde um erro é detectado, mais dinheiro e tempo se gasta para repará-lo. Assim, a responsabilidade do programador é maior no desenvolvimento dos algoritmos do que na sua implementação, pois, quando bem desenvolvidos, não se perde muito tempo em refazê-los, reimplantá-los e retestá-los, assegurando assim uma eficiência com o prazo previsto para o projeto.

• Aplicação dos conceitos de Estrutura de Controle para Análise de Condições:

As estruturas de controle de são fundamentais para qualquer linguagem de programação. Sem elas não haveria uma maneira do programa ser executado: de cima para baixo comando por comando. Não haveria condições, repetições ou saltos. A linguagem C possui diversos comandos de controle de fluxo. É possível resolver todos os problemas sem utilizar todas elas, mas devemos nos lembrar que a elegância e facilidade de entendimento de um programa dependem do uso correto das estruturas no local certo.

if (condição) declaração

A expressão, na condição, será avaliada. Se ela for zero, a declaração não será executada. Se a condição for diferente de zero a declaração será executada.

O else

Podemos pensar no comando else como sendo um complemento do comando if. O comando if completo tem a seguinte forma geral:

if (condição) declaração_1;

else declaração_2;

A expressão da condição será avaliada. Se ela for diferente de zero a declaração 1 será executada. Se for zero a declaração 2 será executada. É importante nunca esquecer que, quando usamos a estrutura if-else, estamos garantindo que uma das duas declarações será executada. Nunca serão executadas as duas ou nenhuma delas.

O if-else-if

A estrutura if-else-if é apenas uma extensão da estrutura if-else. Sua forma geral pode ser escrita como sendo:

if (condição_1) declaração_1;

else if (condição_2) declaração_2;

else if (condição_3) declaração_3;

else if (condição_n) declaração_n;

else declaração_default;

A estrutura acima funciona da seguinte maneira: o programa começa a testar as condições começando pela 1 e continua a testar até que ele ache uma expressão cujo resultado dá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com