TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL NO COMBATE AO CONSUMO DE DROGAS

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL NO COMBATE AO CONSUMO DE DROGAS: Uma intervenção realizada com os grupos de convivência no CRAS De um município do Rio Grande do Norte.



[pic 1]

  I – INTRODUÇÃO

      O Estágio curricular Supervisionado II, faz parte da formação academia um aluno de curso de Serviço Social, trata-se de um conjunto de atividades aprendizado social, profissional e cultural que proporciona ao estudante uma experiência nova, enriquece assim seu lado profissional, isso se dar por meio da participação em situações reais de vida e trabalho do seu meio, sob a supervisão de um profissional da área.

        Neste Contexto de acompanhamento das competências profissionais no exercício de desenvolvimento da relação teórica –pratica de uma experiência pre- profissional, experiência que nos permite a construção de uma identidade e de uma postura ética. No processo de formação e também constitui de uma relação com o cotidiano acadêmico.  

Nessa perspectiva Buriolla afirma que:

 O estágio e os lócus onde a identidade profissional do aluno e gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso deve ser planejado gradativamente e sistematicamente. (BURIOLLA,2001, p.13)            

            O estágio supervisionado II teve seu desenrolar no Centro de Referência da Assistência Social – (CRAS) da Cidade: Francisco Dantas/RN. É uma instituição de pequeno porte, funciona em uma casa alugada, A equipe de trabalho, composta por um coordenador, um assistente social, um psicólogo, três monitores, uma recepcionista, e quarto auxiliar de serviços gerais.

O CRAS em funcionamento desenvolve a gestão da rede socioassistencial de proteção social básica do seu território e oferta do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF. Visando ofertar vários serviços que são planejados a partir do bom conhecimento do território e das famílias que vivem na cidade, suas necessidades, potencialidades, bem como de risco e de vulnerabilidade social e das ofertas já existentes.

A instituição neste município contribui para o processo de inclusão social das famílias em situação de vulnerabilidade no Município, atuando de forma integrada com a rede socioassistenciais, com vista à garantia de direitos sociais através de ações sócio-educativas. Dentre os serviços oferecidos são:


*Visitas Domiciliares;

* Fortalecimento de Vínculos Familiares;

* Atendimento Psicossocial;

* Encaminhamento para benefício eventuais, BPC – Benefício de Prestação Continuada, rede Social e assistencial, para inserção das famílias no cadastro único do município;  

* Grupo de Mulheres;

* Grupo de Gestante;

* Grupo de Criança e Adolescente;

Os projetos e as políticas sociais trabalham com o processo de inclusão social das famílias em situação de vulnerabilidade no município de Francisco Dantas/RN, atuando de forma integrada com a rede sócia assistencial, com visita à garantia de direitos sociais através de ações sócia educativas para os usuários.

Os instrumentos técnicos usados nos atendimentos são:

- Visitas domiciliares com pesquisa; com suporte de atendimento aos usuários, informando o tipo de atendimento.

- Conhecimento básico territorial para aperfeiçoamento do trabalho em meio a comunidade de forma a abranger e conhecer os aspectos e locais de maior vulnerabilidade para promover a atividade preventiva de proteção básica aos usuários.

- Planejamento; realização de estudos e diagnósticos da realidade; mapeamento e identificação da cobertura da rede prestadora de serviços; definição de objetivos; estabelecimento de diretrizes e prioridades; determinação de metas e previsão de custos; previsão de fontes de financiamento (recursos municipais e estaduais e federais); estabelecimento das ações de monitoramento e avaliação. A produção de material socioeducativo.

A concepção teórica metodológica usada pelo estagiário e pelo assistente social: O desafio é conhecer a realidade do município e nela atuar, priorizando as situações de maior vulnerabilidade dada a complexidade dos processos sociais de proteção social e a extensão de necessidades e demandas a serem atendidas.
         O código de ética e os documentos legais da profissão estão sendo respeitados no momento do perfazer profissional, para que os usuários tenham maior segurança é necessário se trabalhar com seriedade preservando assim os seus direitos; É um trabalho interdisciplinar que proporciona um enriquecimento de saberes a fim de atuar em defesa dos usuários. Tais como o respeito aos seus direitos. Que está dentro do código de ética do assistente social.

II – DESENVOLVIMENTO

          Após o termino do primeiro estágio Supervisionado I, e da analise concluída baseada na realidade e na organização da necessidade da instituição, por meio da elaboração do DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL E SOCIAL. Iniciou-se o segundo estágio Supervisionado II, pois o mesmo faz parte de um processo continuo da formação acadêmica de um aluno do curso de Serviço Social, trata-se de um conjunto de atividades de aprendizado Social profissional e cultural que propicia ao acadêmico uma experiência nova, enriquecendo   assim seu lado profissional, isso se dar por meio da participação em situações reais de vida e trabalho do seu meio, sob a supervisão de um profissional da área.

         O Estágio Supervisionado II teve início no dia 2 de Agosto de 2018 e o termino foi no dia 27 de Setembro de 2018, tendo no total:150 horas curriculares. Tendo como meta principal o enfoque e o contado com a realidade organizacional de maneira a identificar as demandas dos usuários e a maneira como os profissionais atende a essas demandas do Centro de Referência da Assistência social – CRAS- na Cidade de Francisco Dantas/RN Instituição essa que trata de unidades públicas estatais responsáveis pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social as famílias, grupos e usuários em situação de vulnerabilidade social, sendo este um espaço de referência e “porta de entrada “para o acesso dos usuários ao serviço da rede sócia assistencial. ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com