TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combate As Drogas

Tese: Combate As Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Colaborativa

de

Aprendizagem

do módulo 2

Cursistas: Antonia Joazira de Abreu Rodrigues

Colégio: EMEIF. Cônego Francisco Pereira da Silva

Os problemas que envolvem o uso de drogas na nossa escola ficam muitas vezes restrito á direção, dificilmente é exposto um caso para o grupo de professores da escola.

Não temos informações quantitativas sobre o consumo de drogas na escola, sabemos apenas que existem alunos que fazem uso de drogas, por isso não podemos fazer uma estimativa da prevalência desse consumo.

As drogas mais consumidas por alunos da nossa escola são bebidas alcóolicas, cigarro e maconha, isso pelos casos que ficamos sabendo.

Fica difícil classificar os tipos de usuários, quando não temos informações quantitativas do consumo.

Os problemas mais frequentes que temos com esses alunos são a indisciplina, pois eles tem dificuldades de seguir normas, não respeitam os colegas e muitas vezes nem os professores, e dificultam a harmonia em sala de aula, faltam bastante e claro também há evasão, no turno da noite é mais fácil detectar o problema pois acontece de alunos irem embriagados ou até mesmo drogados.

Acreditamos que o que caracteriza o problema do uso de drogas na nossa comunidade escolar é a desestruturação familiar, muitos não tem pai são criados pelos padrastos ou mesmos os avós os quais sem estruturas para educar , pais presidiários, muitas brigas e falta de valores dentro do lar e o que eles mais convivem é com a bebida e o cigarro, tornando-se para eles algo normal.

A escola faz trabalhos preventivos, mas agora com o curso vejo que não é dessa forma o correto, aqui na escola não é feito um trabalho para toda a escola geralmente é feito com algumas turmas de alunos de séries terminais como oitavo e nono ano, fazem palestras, passam filmes e cada professor em sala conversa sempre que o assunto surge aproveitamos e deixamos ali algumas colocações para que eles reflitam o que é bom para eles.

Infelizmente na nossa escola ainda há professores e funcionários que fumam e bebem bebidas alcóolicas e muitas vezes fumam na escola.

A nossa avaliação do uso de drogas na comunidade local é que é uma comunidade de risco, pois é uma comunidade onde não dá estrutura para ocupar ou mesmo fazer com o que o jovem se sinta parte de um grupo. Há comunidades vizinhas que se interagem gerando violência ligadas ao tráfico de drogas.

Fatores de proteção:

pontos fortes da minha escola Fatores de risco:

pontos fracos da minha escola

1. Estrutura 1.Problemas familiares

2.Material pedagógico 2.Problemas de comportamento

3 Laboratório de informática 3.Fator econômico

4.Biblioteca bem estruturada 4.Pressão de grupos

5.Grupo de professores 5.Uso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com