TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AÇÃO:Prevenção às Drogas

Ensaios: PROJETO DE AÇÃO:Prevenção às Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

2.PROJETO DE AÇÃO:Prevenção às drogas

1. APRESENTAÇÃO:

Esta ação foi elaborada a partir de uma problemática identificada na realização do estágio II, por meio de pesquisa de campo e tabulação de dados.

A ação busca discutir com a comunidade sobre medida a prevenção contra as drogas, garantir o acesso a informação, resgatar a união familiar os valores coletivos, estimular a cidadania, além de proporcionar condições favoráveis na aprendizagem ,com oficinas educativas e temáticas para toda a comunidade . O projeto e uma oportunidade a que eles si integre nas oficinas educativas para debater as situações que fazem parte do cotidiano da população e as suas causa geradoras de conflito sociais.

Através da investigação e o acompanhamento constante do setor lago sul, observamos que muitos adolescentes e outras faixas etárias fazem uso de substancias psicoativas. O projeto será executado através de uma equipe multidisciplinar, para possibilitar a demanda outras oportunidades longes das drogas. Estando eles inserido em cursos profissionalizante visando crescimento pessoal.

Lei da saúde 8.80 a saúde e um direitofundamental do ser humano, devendo o Estado promover as condições indispensáveis no seu pleno exercício. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execursão politicas econômicas e sociais que visem a redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário as ações e aos serviços para a sua promoção proteção e recuperação. O dever do Estado não incluir os da pessoa, da família, das empresas e da sociedade.

2. JUSTIFICATIVA

Conforme visita no campo de estágio observando as necessidades daquele setor bem como de sua comunidade, a qual constatamos um auto índice da população envolvida com drogas.

Os dados da pesquisa relatam que fazem o uso de drogas 109-28,71% fazem o uso de drogas, e 272-71,39% não fazem, as crianças não usam drogas ,adolescentes 17-15,59%, já entre os jovens10-9,17% e os adultos93-85,32% entre os idosos 02-1,835, o uso se da (100% =109) homens78-71,55% e entre as mulheres 32-29-39%. Quanto ao uso de drogas20-18,35%, e álcool 49-44,95% e cigarro 40-36,70% e outros.

Sabe-se que não há como acabar com a droga em si, e que ela não é a única causa da violência da sociedade, mas o consumo abusivo de substancias psicoativas entre a população tem sido a principal causa de violência e possui e uma forte relação com criminalidade, tema que vem preocupando a sociedade atualmente.

Será que estamos ligados para perceber que é preciso compreender o universo psicossocial no qual esta implicando estes moradores para que as alternativas oferecidas encontrem ressonância na sua história de vida. É necessário buscar estabelecer parâmetros que possibilitem uma intervenção integrada mais eficiente e eficaz do poder publico na área de prevenção, recuperação, e reinserção da grande parcela social, dependentes químicos, flagelado pelas drogas.

Em um mundo palco de tão rápidas e profundas mudanças, sabe-se que nem sempre ter consciência de um problema é saber resolve-lo. Outras vezes, ainda, sabe-se o que tem que ser feito, mas não se sabe como fazê-lo. É necessário encontrar novas formas de tratar a questão do uso de drogas, que conforme problematizado por estudos maisprecisos, deixou de ser apenas um caso de polícia ou uma pratica de “grupos “ marginais para si tornar um problema da sociedade moderna.

Tendo em vista a complexidade do tema, o presente projeto reconhece o papel da família e uma necessidade de atuação multidisciplinar, quando na integração social no processo de prevenção do uso drogas.

A relevância do projeto de ação é que se trata de um problema real, observado por pesquisa científica, o que o faz legítimo, considerando a complexidade do problema de ordem social e estrutural, pois o público alvo está situado numa área de risco e vulnerabilidade social uma vez que o setor é uma área com poucos atrativos saudáveis para a vida do jovem e adultos, inserido num contexto de marginalização e violência muitas vezes forçado pela ociosidade.

3. OBJETIVOS

GERAL

Promover um espaço de discussão sobre as questão relacionados à prevenção do uso de droga vinculada ao desenvolvimento do protagonismo da comunidade focando a saúde educativa.

3.2 ESPECÍFICOS

• Levar informação sobre formas de prevenir o uso de drogas a comunidade do setor Lago Sul.

• Mostrar alternativas de superação da dependência de substâncias psicoativas.

• Possibilitar as ações de integração social envolvendo familiares para proteção individual e coletiva, das situações de venerabilidade ao abuso ou trafico de drogas.

• Apontar cuidados necessários para com as crianças e adolescentes para prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com