TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE LOGISTICA - LOJA DE MÓVEIS

Trabalho Escolar: PROJETO DE LOGISTICA - LOJA DE MÓVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  6.778 Palavras (28 Páginas)  •  1.223 Visualizações

Página 1 de 28

RESUMO

As inovações e melhorias no processo logístico das empresas, tem se mostrado eficientes na busca de redução de custos para maior competitividade. Operacionalmente, estoques permitem economias na produção. Financeiramente, sendo o estoque um investimento, conta como parte do capital da empresa. A administração de materiais é, portanto, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. Este trabalho ressalta a importância do processo logístico, nos processos gerenciais de toda empresa, seja ela de pequeno e médio ou grande porte. Baseado nisso, foi criada uma empresa a fim de evidenciar como se deve funcionar um processo logístico eficiente que contribua para redução de perdas, aumentando assim a produtividade e consequentemente o lucro. A empresa a ser abordada tem como nome Inovare, e atua no ramo de móveis.

PALAVRAS CHAVES: Processo logístico, administração de materiais, ramo de móveis.

1. INTRODUÇÃO

1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Entende-se por logística o conjunto de todas as atividades de movimentação e armazenagem necessárias, de modo a facilitar o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, como também dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável.

O desenvolvimento da produção e consumo, as organizações buscam gerar maior competitividade no seu negocio através de ações que permitam diferencia-la de seus concorrentes, considerando a área da logística fundamental para a alta administração e passando a ocupar posição de destaque perante o mercado produtivo. A logística está entre todas as atividades envolvidas nos processos voltados para a movimentação de produtos e a integração de informações entre todos os participantes de uma cadeia de suprimentos, ou seja, envolvendo-se em um conjunto para levar produtos, serviços e informações de maneira eficiente aos consumidores finais. A administração do fluxo de bens e serviços se dá através das organizações orientadas ou não para o lucro. Suas atividades tradicionais incluem administração de materiais, distribuição física, nível de serviço prestado ao cliente, qualidade, planejamento, organização e controle do sistema logístico. Onde as mesmas são de fundamental importância para seguintes atividades logísticas onde inclui a economia de modo geral e a organização individual.

A logística consiste num processo que envolve todos os departamentos de uma empresa, pois necessita da contabilidade para realizar os registros contábeis, fiscais e tudo o que necessita desta ciência; o financeiro para controlar o fluxo de caixa e manter a saúde da empresa em perfeito estado; a área de TI, que é fundamental devido ao alto grau de complexidade no processamento das informações e por emitir relatórios de forma rápida e precisa e o Recursos Humanos, que recruta, seleciona e treina os funcionários para atender as necessidades do processo. Com isso, a logística deve estar estreitamente em perfeita sintonia com os outros departamentos, pois no mercado atual em que o cliente está cada vez mais exigente, será um dos setores responsáveis em mostrar o quão a organização é eficiente e eficaz no cumprimento dos prazos estabelecidos.

Este trabalho busca analisar e apresentar as atividades logísticas dentro de uma loja no ramo de móveis, buscando apresentar quais são as vantagens de se utilizar um processo logístico eficiente, envolvendo armazenamento de produtos, disponibilidade de colaboradores para manusear os produtos, otimização de rotas adequadas entre regiões de entregas, pessoas capacitadas para atender a necessidade do cliente, quanto aos serviços prestados, uma comunicação sem falhas entre os envolvidos no processo produtivo, a redução dos custos entre os transportes e a manutenção de estoques.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 LOGISTICA

Conforme Ballou (2007, pag. 29; 35) A origem da logística é militar, foi definida a partir da Segunda Guerra mundial em 1945, onde se iniciaram desde então muitos dos conceitos logísticos utilizados atualmente. Entre os anos 1950 e 1970 houve uma evolução entre a teoria e a pratica da logística, destacando-se como um ambiente direcionado para novidades no pensamento administrativo, onde algumas empresas já haviam colocado transporte e armazenagem dos produtos acabados sob um único gerente, esclarece ainda que as indústrias alimentícias foram pioneiras neste aspecto grandioso.

Paulo Renato (2007, pag. 326) A logística foi desenvolvida visando colocar os recursos certos, no local certo, na hora certa, com o objetivo de vencer batalhas. No Brasil, a logística surgiu em 1970, por meio de um de seus aspectos: a distribuição física, tanto interna quanto externa. Ate poucos anos atrás, o termo logístico continuava associado a transportes, depósitos regionais e atividades ligadas a vendas. Hoje as empresas brasileiras já se deram conta do grande potencial demonstrado visivelmente nas atividades integradas de um sistema logístico, e, dentro de estruturas organizacionais ainda não tão bem definidas, começam a utilizá-los em grande escala.

O crescimento em relação aos processos administrativos faz com que os processos contidos nas organizações se envolvam com o avanço tecnológico resultando assim em um processo de transformação estrutural em todo o mundo. O surgimento com a preocupação do desenvolvimento do setor logístico onde incluem os produtos devido à demanda de produção, recebimento, acaba se tornando uma das competências maiores dos superiores, por inserir assim uma estratégia eficiente para apoiar a base dos negócios.

Ballou (2007, p.18) enfatiza que as Teorias da administração, de certa forma, segue cada momento da história em que são estabelecidas. Somente a partir dos últimos anos ficou perceptível que os ganhos potenciais transformaram as atividades logísticas em uma área de vital importância para uma grande variedade de empresas. Assim, o gerenciamento eficaz dessa atividade pode se tornar uma poderosa ferramenta estratégica tanto na redução dos custos quanto na geração de valor para o cliente, proporcionando melhores níveis de serviço ao cliente quando os bens solicitados chegam no tempo, no local e na condição física adequada.

Segundo Dias (2006, p. 216) a logística vem sendo definida como a arte de administrar o fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com