TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ESCREVA QUE EU CONTO

Trabalho Escolar: PROJETO ESCREVA QUE EU CONTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO ESCREVA QUE EU CONTO

DANIELE CHAVES DO VALE

LEITURA E ESCRITA

Baia do Sol, Mosqueiro fevereiro de 2014

1 – JUSTIFICATIVA

A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em varias formas. Lê-se para entender e reconhecer, para sonhar viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; lê-se para questionar e resolver problemas. O individuo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano e sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o projeto Escreva que eu Conto vem ao encontro com o domínio da habilidade de leitura e da escrita proficiente, garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social. A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante do habito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto.

2 – PROBLEMÁTICA

Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A parceria escola e família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores.

3 – OBJETIVO GERAL.

O objetivo do projeto é trabalhar a leitura e a escrita, através da construção de um livro de: contos, historias, poemas, versos e outros, que levem os alunos a construírem seu próprio vocabulário e desenvolvam o prazer pela leitura, apreciando as histórias, compreendendo seu enredo, identificando personagens nelas envolvido e assumindo o desafio de tornarem-se alunos escritores de sua própria imaginação. A apresentação dos livros, a percepção de que os livros trazem histórias, informações e conhecimentos, e que estimulam a imaginação completará o incentivo à leitura

3.1 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Explicar para os alunos sobre o projeto, sua importância, seu processo e seu funcionamento.

Colocar o aluno em contato com variados livros;

Desenvolver a linguagem verbal do aluno;

Motivar o aluno a querer ler e escrever;

Promover a aproximação aluno, escola e família;

Proporcionar situações que favoreçam o contato das crianças com exercício da leitura e da escrita para que com as intervenções necessárias avancem em suas hipóteses.

4 – METODOLOGIA:

Inicialmente será feita uma oficina de apresentação para os alunos, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto.

As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura do roteiro do projeto, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.

A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, poesias, contos, versos, histórias etc.

Os alunos deverão levar o livro confeccionado por eles próprios para casa para quê os pais ou outros familiares passam fazer a leitura e ver a produção textual do aluno.

5 - RECURSOS

Humano

Livros

Textos diversos

Som

TV

Papel diversos

Cd

Dvd

Tesoura

Lápis de cor

Cola e etc.

5 – AVALIAÇÃO:

Será feita por meio das fichas de acompanhamento mensal que juntamente com a coordenação do programa será feita discussões para adequar o projeto às necessidades geradas e, ao termino da duração prevista para a aplicação do projeto, haverá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com