TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO MUNDO DE CONTOS

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MUNDO DE CONTOS

ALINE AZARIAS GOUVÊA

INHUMAS

2015


ALINE AZARIAS GOUVÊA

PROJETO MALA DE LEITURA

Trabalho de projetos e práticas de ação pedagógica.

INHUMAS

2015

SUMÁRIO

1. Tema  

4

2. Justificativa  

4

3. Situação-problema  

4

4. Público alvo  

4

5. Objetivos

5

6. Embasamento Teórico

5

7. Recurso metodológico

5

8. Recursos

6

9. Cronograma de atividades

6

10. Avaliação

6

11. Considerações Finais

6

Referências bibliográficas

7


1. Tema

Os problemas de aprendizagem são um obstáculo para o desenvolvimento normal da criança, as formas do aprender tem uma particularidade específica de cada ser humano, o processo de aprendizagem não é individualizado, depende de um processo coletivo por parte de quem aprende e quem ensina. Visando evitar dificuldades futuras, é necessário criar o hábito e o prazer pela leitura nos alunos, este trabalho tem como tema: Projeto Mundo de Contos.

2. Justificativa

O interesse pela escolha do presente tema surgiu devido a diversas reflexões realizadas durante as aulas no curso de Pedagogia, por meio de estudos onde a aprendizagem é um tema amplo e importante para todos envolvidos no processo educativo. O presente estudo busca melhor entendimento quanto a importância da leitura e escrita iniciando-se na educação infantil, alcançando melhor resultado quanto a aprendizagem dos alunos.

O projeto mundo de contos foi criado para incentivar a leitura de forma divertida e atraente, visando estimular os alunos para que os mesmos criem o hábito e despertem o prazer pela leitura. As crianças se apropriam de culturas e saberes por meio da leitura, obtendo informações que a ajudarão na construção de seu conhecimento, este projeto tem por finalidade contribuir para a formação humana e crítica da criança.

3. Situação-problema

Para que o aluno sinta o desejo de aprender é preciso sentir-se motivado, é papel do professor auxiliar o aluno para que o mesmo seja capaz de superar os desafios diários.

Sendo assim os conhecimentos são adquiridos por meio da leitura, tornando indispensável uma leitura contínua, pois é através da mesma que se torna possível alcançar o conhecimento, realizar interpretação, descobrir os elementos fundamentais em um texto.  

4. Público alvo

O projeto apresentado tem como público alvo alunos dos Jardim I e II, visando promover o gosto pela leitura, o prazer e o conhecimento do mundo.

5. Objetivos

5.1. Objetivos Gerais

  • Promover o hábito e o prazer pela leitura entre os alunos, enfatizando histórias infantis e contos de fada.

5.2. Específicos

  • Despertar o prazer pela leitura.
  • Incentivar a valorização pelo hábito de ler.
  • Promover a cooperação e socialização.
  • Desenvolver a criatividade, raciocínio e memória.

6. Embasamento teórico

Para formar leitores é necessário despertar o prazer pela leitura. A função do professor e a participação da família são fundamentais nesse processo de construção do conhecimento. O profissional de educação deve respeitar a particularidade e o tempo de cada um, oferecendo um ambiente que favoreça a alfabetização, promovendo situações que favoreçam a leitura.

Para KLEIMAN,

A leitura é um ato social, entre dois sujeitos – leitor e autor – que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais importante do ato de ler, é explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual é entendida como a materialização de significados e intenções de um dos interagentes à distância via texto escrito (1997; pág. 10).

7. Recursos metodológicos

O presente projeto contempla análise do referencial teórico buscando compreensão das concepções de autores sobre o tema abordado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica envolvendo aspectos qualitativos, relacionando diversos estudos sobre o tema abordado, conforme os referenciais teóricos abordados. Tem como recursos metodológicos oferecer ao aluno aulas planejadas o professor irá apresentar o mundo de contos e livros abordando histórias com o tema do projeto, leituras para os alunos com histórias e contos clássicos da literatura infantil enfatizando o lúdico e o prazer pela contação de histórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com