TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  16/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.536 Palavras (23 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI- SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

CLAUDIA MONIK GOMES TEIXEIRA

MANAUS-AM

2017

CLAUDIA MONIK GOMES TEIXEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III
CMK INFORMÁTICA

MANAUS-AM

2017

RESUMO

O trabalho aborda uma pesquisa feita junto a empresa CMK INFORMÁTICA, uma loja especializada em venda de produtos eletrônicos, voltada para artigos de informática.

O propósito desta pesquisa é demonstrar o funcionamento da empresa atual na prática com base em estudos das disciplinas Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade, Estatística Aplicada e o que pode ser feito para melhorar, com base em estudos de tais disciplinas durante o semestre, com o objetivo de inserir o aluno nas práticas gerenciais em Logística fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Palavras chaves: Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade, Estatística Aplicada.

Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        5

3. FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA        5

3.1 Missão Logística        7

3.2 Fluxo Logístico        7

3.2.1 Atendimento Físico        7

3.2.2 Separação        7

3.2.3 Expedição        8

3.2.4 Carregamento        8

3.2.5 Entrega ao cliente        8

3.3 Cadeia de Suprimento        8

3.4 Logística Reversa        8

4. CONTABILIDADE        9

4.1 PATRIMÔNIO        10

4.2 BALANÇO CONTÁBIL DA EMPRESA        10

4.3 GRAU DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA        10

5. ESTATISTICA APLICADA        11

6. CONCLUSÃO        13

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos na pesquisa realizada junto à empresa CMK INFORMÁTICA, empresa que atua na área de vendas de produtos de informática no intuito de explorar as disciplinas estudadas no semestre buscando analisar a interação do aluno com as práticas gerencias em Logística, pondo em prática o conteúdo estudado nas disciplinas Contabilidade, Fundamentos e Importância da Logística e Estatística Aplicada.

.

.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Localizada estrategicamente à Av. Eduardo Ribeiro no centro, uma avenida que se estende no centro da cidade, onde obrigatoriamente transita grande fluxo de pessoas e veículos, facilitando assim a acessibilidade a loja e seus produtos. Atua no segmento de vendas de produtos de informática com ênfase em celulares e computadores.

Fundada em outubro de 2014 em Manaus/AM, pela recém-formada em Gestão de Logística, Claudia Monik Gomes juntamente com um amigo aficionado por artigos eletrônicos.

A ideia surgiu a partir do desejo de Cláudia em ter seu próprio negócio, visto que a mesma já tinha alguma experiência com vendas resolveu apostar em algo mais sólido. Assim foi traçando o projeto para abertura da loja e em seguida fez o levantamento de verba para a execução do plano que a partir de então foi traçado a longo prazo, após algumas reuniões com as partes envolvidas.

3. FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

A logística refere-se à responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total (BOWERSOX, 2004, p. 24).

No início do desenvolvimento moderno do comércio, as mercadorias eram comercializadas diretamente nos postos de troca. Nessa época, a moeda ainda estava sem credibilidade suficiente para girar a economia. Essa fase ficou conhecida como a fase do escambo (troca), sendo o ouro a moeda de troca mais utilizada.

Nesse período, o processo logístico era: adquirir material necessário nos postos de troca (como matéria-prima), produzir e depois retornar a esses locais para vender os itens produzidos. Essa época ficou conhecida como a era da produção artesanal.

Características da época: pouca complexidade em operações; pouca concorrência; poucos itens à disposição. O conceito de logística praticamente não era discutido. Havia trabalhadores que conheciam todo o processo produtivo, e os postos de trocas eram os grandes locais de transações de negócios.

Quanto à logística: os itens já produzidos eram levados aos postos de trocas em quantidades já limitadas, e os compradores tinham de comprar e levar suas mercadorias. Não havia variedade.

Nessa época, surgem os armazéns gerais, que tinham algumas regras para funcionar: a comercialização era feita somente com dinheiro — as modalidades de pagamento não eram necessárias, pois quem consumia eram pessoas da região (colônia). Quando surgiu a prática da caderneta, o pagamento já era feito em dinheiro. Também não havia as facilidades e as regras comerciais que temos hoje. No Brasil, alguns vilarejos no Nordeste, nos interiores de grandes estados como São Paulo e Bahia, atuavam assim até anos atrás; não tinham os comércios, somente as mercearias, e seus proprietários conheciam todos na região. Essa época foi marcada ainda pela pouca variedade de oferta, que se estendia a:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (269 Kb)   docx (71.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com