TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  3/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA LOGÍSTICA

MAGAZINE LUIZA

PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

São José do Rio Preto

2017

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA LOGÍSTICA

MAGAZINE LUIZA

PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

AUTOR

Gilto César Tresso da Silva

São José do Rio Preto

2017

RESUMO

        O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) do curso de Tecnologia em Logística analisa o levantamento de informações da rede varejista Magazine Luiza, que é uma das maiores redes varejista com foco em bem duráveis e com presença nas classes populares do Brasil, e nos traz informações informações importantes sobre a sua fundação, constituição, história , bem comos os processos logísticos, técnologias utilizadas, formas de admistração e balanços contábeis e patrimoniais.

ABSTRACT

        The Integrated Multidisciplinary Project (PIM) of the Logistics Technology course analyzes the information collection of the retailer Magazine Luiza, which is one of the largest retail chains focusing on durable goods with a presence in the popular classes of Brazil, and brings us information information important about its foundation, constitution, history, as well as the logistics processes, technologies used, forms of administration and balance sheets and assets.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 . DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Histórico da empresa, porte e tipo de Negócios da Empresa

1.2 Principais produtos e/ou serviçõs

1.3 Posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional

1.4 Principais Concorrentes

1.5 Estrutura Organizacional da Empresa (organograma)

2. FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA

2.1 Missão Logística

2.2 Fluxo Logístico

2.3 Cadeia de suprimentos

2.4 Logística reversa

3. CONTABILIDADE

3.1 Balanço Patrimonial

3.2 Analise de Líquidez

3.2.1 Líquidez Geral

3.2.2 Líquidez Imediata

3.2.3 Líquidez Seca

3.2.4 Líquidez Corrente

3.3 Investimento Ativo Imobilizado

3.4 Analise da D.R.E

4. ESTATISTICA APLICADA

INTRODUÇÃO

        Pretende-se com esse trabalhao analisár a estrutura logística da empresa varejista especializada em bens de consumo duráveis, baseando-se na disciplinas aplicadas no primeiro semestre do curso, para analisarmos e demonstrarmos o grau de aproveitamento nos estudos bem como melhorarmos e ampliarmos o nosso conhecimento através de pesquisas efetuadas.

        A empresa avaliada foi a rede varejista Magazine Luiza S/A que é uma das maiores empresas no ramo de comercio varejista do pais.

        Os dados obtidos foram coletados através de pesquisa em site da empresa, bem como sites especializados em logística e balanços patrimoniais divulgados pela empresa.

        A escolha feita pela empresa em questão se deu pelo fato de ser uma das maiores empresas no ramo varejista e no comercio on-line do país e que vem se aprimorando ano a ano na melhora da cadeia logística e inovação tecnológica.

1. DESCRIÇAO DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Histórico da empresa, porte e tipo de Negócios da Empresa

        O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957 na cidade de Franca - SP, quando o casa Sr. Pelegrino José Dontao e Dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, chamada na época de A Cristaleira. O nome Magazine Luiza surgiu após um concurso cultural de rádio realizado pelos próprios clientes.

        Hoje a empresa conta com cerca de 800 lojas, 9 centros de distribuição e 3 escritórios, espalhados por 16 estados brasileiros, a companhia figura entres os maiores varejistas do pais, oforencendo produtos de bens durávies para a casa dos brasileiros, onde o cliente adquire os produtos da maneira que quer, por meio de multicanais como lojas físicas, lojas virtuais, televendas, e-commerce e até na redes sociais, com o Magazine Você.

1.2 Principais produtos e/ou serviçõs

        O Magazine Luiza é uma empresa de comércio varejista que atua principalmente com bens duráveis para atender a familia brasileira, os produtos principais sao elétrodomésticos, móveis, aparelhos eletronicos, utensilios e etc...

1.3 Posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional

        Hoje o Magazine Luiza é considerado uma das maiores redes varejistas com foco em bens duráveis no Brasil, como também desde a implantação das vendas pela internet a partir de 1999 a empresa teve um crescimento grande nas vendas e atualmente depois de lançar o formato popular de vendas eletronicas a empres hoje é a segunda maior do pais em vendas no e-commerce.

1.4 Principais Concorrentes

        Os principais concorrentes do Magazine Luiza são as lojas de comércio varejista Lojas Cem, Ricardo Eletro, porem a grande concorrente é o grupo Via Varejo que é dono das lojas Casas Bahia e Ponto Frio, porém com a venda da Internet impulsionada pelo Magazine Luiza hoje o Grupo é considerado a maior e mais valiosa rede varejista do país.

1.5 Estrutura Organizacional do Grupo (Organograma)

[pic 1][pic 2]

2. FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA

2.1 Missão Logística

         A logística tem um papel fundamental na empresa pois o Magazine Luiza empresa adotou o  sistema de entrega garantida com foco na confiabilidade de prazos de entrega junto ao cliente. O modelo adotado pela empresa foi o sistema Entrega Garantida.

        Para que isso aconteça a empresa investiu em estrutura física e profissional para atender a demanda e hoje conta com 9 centros de distribuição localizados estratégicamente em locais para atender todo território nacional modernos e totalmente computadorizados, com uma equipe de centenas de profissionais trabalhando integralmente pelo seu pedido, seja na internet, seja pelo Televendas, é a partir dos CDs que suas compras saem dos estoques e chegam rapidinho em sua casa, em qualquer endereço do Brasil, com toda a garantia de entrega, conforto e tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (459.7 Kb)   docx (360.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com