TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  28/10/2018  •  Artigo  •  5.418 Palavras (22 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIM 1

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Castanhal

2011

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIM 1

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Descrição e Análise de Práticas de Gestão

Empresa: OFICINA DUAS RODAS

Dálio Valterlon Pinto da Silva

CT1120096

Castanhal

2011

Sumário

01        Introdução..................................................................................        4

02        Fundamentos da Administração................................................        5

03        Comunicação Empresarial........................................................        6

04        Recursos Materiais e Patrimoniais............................................        6

05        Técnicas de informática.............................................................        7

06        Matemática Aplicada.................................................................        7

07        Economia de mercado..............................................................        8

   08        Conclusão.................................................................................        9

09        Referências...............................................................................        10

Resumo

Este projeto teve como foco principal o estudo das teorias administrativas e a aplicabilidade de cada uma delas dentro do contexto de uma pequena empresa, a OFICINA DUAS RODAS. As realizações de pesquisas foram de fundamental importância, pois possibilitou a montagem de um diagnóstico do comportamento funcional da empresa e foram pautadas nas seguintes disciplinas: fundamentos da administração que explicará a função dos gestores e administradores; economia e mercado que enfatizará as transações comerciais tendo como base demanda e oferta de mercado; comunicação empresarial que visa trabalhar e melhorar as relações entre os grupos que compõem a empresa; recursos materiais e patrimoniais têm como função gerenciar todo o patrimônio da empresa; matemática aplicada usada para o controle do patrimônio e capital da empresa; e informática aplicada que facilita e agiliza todos os processos realizados na empresa.      

1 Introdução

Este PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) tem como objetivo usar o conhecimento adquirido pelo aluno em diversas disciplinas no decorrer do curso, para mostrar a aplicabilidade destas dentro de uma estrutura empresarial complexa e demonstrar a importância dos Recursos Humanos em meio a uma organização setorizada com departamentos que interagem entre si, formando uma entidade lucrativa com responsabilidades sociais.

Para a realização do trabalho foram necessárias pesquisas bibliográficas e de campo, a fim de correlacionar as teorias debatidas em sala de aula com as práticas desenvolvidas através das visitas às instalações da empresa que tem como razão social o nome OFICINA DUAS RODAS. Na qual foi realizado um estudo do organograma do referido estabelecimento com o objetivo de analisar os setores: administrativo; de recursos humanos, de patrimônio; de finanças; de comunicação e informacional da empresa foco desta pesquisa.

2 Fundamentos de Administração - Descrição da Organização

Criada em 25 Janeiro de 1990, no município de Santa Izabel do Pará / PA, com o objetivo de oferecer serviços especializados nas seguintes áreas automobilísticas (motocicleta): revisão, parte elétrica, pinturas personalizadas e colocação de acessórios esportivos. Com um desempenho gradativo, tornou-se uma das mais modernas e bem conceituadas empresas do ramo motociclistíco deste município. Seu principal foco é oferecer produtos e serviços com qualidade a seus clientes. Sua razão social OFICINA DUAS RODAS, inscrita no CNPJ: 01.600.345/0001-30, com o mesmo nome fantasia.

Com a divulgação de algumas empresas como HONDA e YAMAHA e a facilidade de se adquirir uma moto aliada ao caos do transporte coletivo, levando também em conta que muitas pessoas trabalham em outros municípios. O empresário João Jorge Pinto da Silva, percebendo tal deficiência decidiu investir, construindo uma oficina com os produtos e serviços acima mencionados, gerando empregos e resolvendo em parte alguns entraves relacionados ao transporte desta região.

A OFICINA DUAS RODAS atua na área de prestação de serviços e venda de peças e acessórios para motocicletas. Além do crescimento financeiro a empresa tem como meta, ampliar seu espaço físico e assim oferecer novos produtos e serviços em seu campo de atuação para maior satisfação de seus clientes.

A empresa tem como princípio oferecer atendimento de qualidade a qualquer público que necessite, independentemente de condições sócio-econômicas.

É uma empresa de pequeno porte que conta com 09 funcionários (um gerente, duas atendentes, dois mecânicos, um vigilante, um gestor em recursos humanos e dois auxiliares de mecânica), todos com suas respectivas carteiras de trabalho assinadas e a sua contabilidade é terceirizada.  Por motivos de segurança não foi possível acessar os dados financeiros da referida empresa.

A OFICINA DUAS RODAS não dispõe de filiais, mas há um projeto para 2013 que objetiva abrir filiais em municípios adjacentes.

Atualmente disponibiliza aos seus clientes os principais produtos e serviços como: pinturas; peças de reposição; mecânica em geral; parte elétrica, injeção eletrônica e acessórios esportivos.

A OFICINA DUAS RODAS tem como fornecedores as seguintes empresas: R.Damaso LTDA (fornece peças para motores); TORK LTDA (capacetes, viseiras e acessórios esportivos); J.P LTDA (pneus para todos os tipos de motocicletas); L.Elétrica (parte elétrica em geral) Motobom (óleos para motores, óleos hidráulicos e graxas). A empresa tem um Programa de Qualificação e Avaliação dos Fornecedores, onde os funcionários ajudam a avaliar os fornecedores e a qualidade dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com