TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR

Por:   •  1/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

Três Corações/2019

NOME

RA

Alessandro Benedito Lofiego

1916129

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.


INTRODUÇÃO

Pretende-se, com este trabalho, analisar a estrutura administrativa da Orgafarma Organização Farmacêutica Ltda., com base nas disciplinas aplicadas durante o primeiro bimestre do curso de Tecnologia em Gestão Comercial, para demonstrar o grau de aproveitamento que se obteve nas matérias estudas referentes a “Fundamentos da Administração”, “Comunicação Empresarial” e “Técnicas de Informática” utilizadas na empresa e, ao mesmo tempo, ampliar os conhecimentos através da pesquisa.

A empresa Orgafarma atua no ramo de distribuição de medicamentos de uso humano, suplementos esportivos, perfumaria e correlatos nos estados de Minas Gerais e Bahia. Apesar de atuar em dois estados, hoje estaremos analisando e falaremos apenas de sua atuação no estado de Minas Gerais. Os dados obtidos foram coletados na empresa no momento em que se teve a oportunidade de realizar entrevistas com os gerentes administrativos e comerciais. A escolha desta empresa foi em virtude de ser uma das necessidades do ser humano (medicação e cuidados pessoais), com a finalidade de proporcionar manutenção e recuperação de sua saúde.

Destacaremos como a Orgafarma se posiciona no mercado, o funcionamento de suas bases administrativas, seus sistemas de informação e sua comunicação com os respectivos colaboradores, clientes e fornecedores. Ao final, o leitor terá conhecido, de maneira geral, o grande trabalho que a empresa apresentada desenvolve e seu método de trabalho.


1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo GULLO (2016, p. 14), a administração objetiva aplicar funções em uma empresa, utilizando recursos materiais e humanos, a fim de concretizar os processos que são realizados em todos os seus setores, tanto em seu ambiente interno e externo, para alcançar um caminho de sucesso para a respectiva empresa.

A empresa analisada neste projeto é a Orgafarma Organização Farmacêutica Ltda., registrada com o CNPJ 17.291.576/0001-58, a maior distribuidora regional de produtos farmacêuticos de consumo humano, suplementação esportiva, perfumaria e correlatos do estado de Minas Gerais.

Em meados da década de 60, João Casemiro de Oliveira Andrade fundou a Orgafarma na cidade de Belo Horizonte, MG, onde atualmente é sua sede, e possui uma área de 8.000 m² capaz de expedir mais de 300.000 unidades de mercadorias diariamente. A empresa conta com mais de 160 funcionários internos responsáveis pela captação, separação e expedição de todos os pedidos gerados por mais de 140 representantes comercias atuantes em todo o estado de Minas Gerais. Possui aproximadamente 5.200 clientes ativos que diariamente realizam 1.900 pedidos por dia, gerando um faturamento anual acima de 276 milhões de reais.

1.1. Porte da empresa

Devido ao seu grande faturamento, fica à frente de seus grandes concorrentes regionais, como: Distrimed, Farmix, Stock Farma. E, nacionalmente, também fica à frente de concorrentes – como Santa Cruz, Panfarma, Profarma, Servimed e Drogacenter – no que tange a operações logísticas do laboratório Medley.

1.2. Missão, visão e valores

A missão da Orgafarma é “promover a distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos horizontalizada e pulverizada, garantindo o acesso dos nossos produtos ao maior número de pontos de vendas possíveis, gerando rentabilidade e satisfação aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e acionistas” (ORGAFARMA, 2019).

A visão da empresa é ser reconhecida “como uma das maiores e mais importantes distribuidoras de medicamentos e produtos farmacêuticos do Brasil” (ORGAFARMA, 2019).

Seus valores abrangem “ética e idoneidade nas ações, valorização e respeito aos nossos colaboradores, fornecedores e clientes e foco em resultados” (ORGAFARMA, 2019).

1.3. Modelo de gestão

A organização tem como preceitos a administração clássica por adotar níveis hierárquicos dentro de seu quadro administrativo, separando-se em setores com seus respectivos gerentes e supervisores, e, em níveis mais baixos, seus colaboradores que executam o comando dos superiores imediatos, denominando hierarquicamente na seguinte ordem: fundador-sócio, sócio-diretor administrador, gerente de compras, gerente logístico, gerente comercial, gerente de estado, supervisores de área, e representantes comerciais. Tais dados foram obtidos na empresa durante oportunidade de realizar entrevista com os gerentes administrativos e comerciais. O referido modelo adotado pela Orgafarma se confirma na teoria clássica de Jules Henri Fayol, seu grande precursor, que instituiu a hierarquia funcional para elevar a função e a capacidade administrativa na pirâmide organizacional, evidenciando-as “[...] pela afirmação de que a capacidade central dos colaboradores dos níveis inferiores é a profissional e de execução, enquanto a dos grandes líderes de altos gestores é a capacidade administrativa, delineando-se a pirâmide populacional, representativa da quantitativa e funcional das pessoas da organização” (SANTOS, p. 45).


2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação sempre foi de grande importância entre as pessoas, sendo um instrumento de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento de informações (VAZ, 2016). Sendo assim, “[...] uma empresa deve planejar bem a sua comunicação para conseguir uma boa aceitação no mercado” (VAZ, 2016). A comunicação é dividida em interna e externa.

2.1. Comunicação interna

A comunicação interna se refere à transmissão de mensagens dentro da própria empresa e ocorre sempre entre seus colaboradores. Conhecida como endocomunicação ou endomarketing, a comunicação interna objetiva a circulação de informações na empresa, podendo ser vertical ascendente, vertical descendente e horizontal. (VAZ, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com