TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

SOROCABA/2019

Nº. NOME RA

01 Cintia Ramos da Silva 1949413

02

03

04

05

06

“O sucesso de uma organização não é fruto exclusivo da sorte, mas de uma série infindável e articulada de decisões, aglutinação de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados cada vez melhores.” CHIAVENATO (2007, p. 4).

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é analisar as matérias estudadas teoricamente no bimestre (Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática), aplicando na prática o conteúdo aprendido, com o intuito de ampliar a compreensão e desenvolvimento no curso de logística.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A empresa escolhida para o desenvolvimento da análise prática foi a Lojas Pernambucanas, cuja razão social se dá por Arthur Lundgren Tecidos S. A. Referência no varejo nacional, constituída em 1908, a Pernambucanas conta com aproximadamente 10.500 colaboradores e está presente em nove estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de mais de 345 lojas físicas. No universo digital, a entrega se estende para todo país, por meio da loja online, aplicativos, site mobile e desktop.

Empresa 100% nacional, a companhia tem contribuído ao longo das décadas para o desenvolvimento do Brasil, com antecipação de tendências e melhores práticas de mercado. Oferece uma ampla variedade de produtos em vestuário, lar, eletroportáteis, tecnologia e informática, fazendo frente a lojas como Riachuelo, Renner, Marisa e Havan, entre tantos outros grandes nomes do comércio varejista brasileiro. Sua estrutura também inclui um moderno Centro de Distribuição na Cidade de Araçariguama (SP), de forma a garantir uma eficiência logística e agilidade na distribuição e chegada de produtos as lojas.

A empresa é norteada por 5 valores principais que direcionam seu sistema de operação e atitudes, são eles: respeito, confiança, diversidade, inovação e simplicidade.

Baseados nesses valores, a empresa promove iniciativas sustentáveis, englobando os pilares social, ambiental e econômico, a exemplo, podemos citar a inclusão de colaboradores com deficiência no quadro de funcionários (PCD´S); uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), trata-se de uma oficina oferecida a colaboradores e à pessoas de baixa renda, da comunidade local, onde está situado o CDA, o projeto treina pessoas que estão desempregadas, dando à elas, formação técnica para reinserção no mercado de trabalho, desenvolvendo assim a região de Araçariguama. No ponto de vista ambiental, a Pernambucanas deixa de descartar equipamentos quebrados, dando vida útil a eles e não comprando novos. Dessa forma, a empresa preserva a natureza e poupa recursos naturais na fabricação de novos equipamentos. Já pelo lado econômico, há a economia ao não adquirir novos equipamentos, completando o tripé da sustentabilidade.

Além de projetos de voluntariado, como visitas e doações a casas de repouso em todas as cidades que comportam uma loja da empresa. Projetos de solidariedade também são desenvolvidos, como a campanha do agasalho, arrecadando roupas em lojas físicas, para doação. Também oferece apoio e patrocínio à Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA); a Rede Artesol, que preserva a tradição cultural, promovendo autonomia dos artesãos brasileiros e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades; além do Projeto Sacola Literária, que estimula a arte da leitura e da contação de história.

A empresa remonta sua operação baseada na Teoria Científica da Administração, já que segue preceitos padronizados em cada uma das 345 lojas presentes no país, considerando os 5 princípios de Taylor, onde a parte mais alta da liderança fica com a responsabilidade organizacional, os colaboradores são treinados a partir de cursos online e presenciais e o conhecimento adquirido é fiscalizado através dos resultados apresentados pelo colaborador.

2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A empresa conta internamente com um Laboratório de Varejo Digital, formado por um time multidisciplinar responsável por ser um catalisador de inovações na companhia. A moderna plataforma digital de relacionamento da companhia abrange Wi-Fi em todas as lojas, totem de autoatendimento, aplicativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com